quinta-feira, 3 de maio de 2018

Por que ocorre o ganho de pontos?

O ganho de pontos é inerente ao processo de impressão. Até mesmo impressoras digitais podem apresentar ganho de pontos.
O ganho de pontos ocorre quando o tamanho da retícula do original (vamos imaginar o filme, fotolito ou prova digital) é aumentado no processo de impressão.
O ganho de pontos de forma genérica pode ser descrito como o aumento do ponto de retícula no seu diâmetro.
Ele ocorre tanto em retículas convencionais quanto estocásticas, quadradas, elípticas ou combinadas.
É mais visível em processos de impressão direta como flexografia, tipografia e rotogravura e possui um efeito contrário quando falamos em impressão indireta como offset com chapas positivas ao longo da tiragem.
Em flexografia o ganho de ponto é aumentado com o desgaste do clichê (chapa de fotopolímero) no decorrer da produção e é influenciado pela tinta e sua viscosidade.
Por se tratar de uma chapa flexível e com certa flexão e resiliência a flexografia de todos os processos gráficos é a que mais sofre com o ganho de ponto e a que maior grau de aumento ocorre.
Em flexo, podemos ter ganho de pontos que chegam a dobrar o tamanho da retícula em áreas de mínimas e chapar em áreas com 80% ou menos.
Não é raro encontrar impressos flexo, seja de banda estreita ou banda larga, com áreas que deveriam apresentar 8% a 10% de retículas (altas luzes) nos clichê e ao serem impressos chegarem a 20%, alterando totalmente o tom e as cores do impresso.
Também em áreas de sombra que apresentam 70% no clichê fecham-se e chapam no impresso.
Original a esquerda, impresso com ganho de pontos a direita
As correções para esta variável incluem desde o uso de fitas dupla face com densidades diferenciadas de acordo com a geometria do serviço até o uso de tratamento de imagens que visam diminuir as retículas para compensarem o ganho da máquina ou do substrato.
Sim, o substrato interfere também no ganho de pontos, assim como a "mão" do impressor, qualidade do equipamento e seus acessórios e a já mencionada tinta.
No entanto, com as tecnologias de hoje consegue-se um bom controle deste ganho na placa (clichê) e na tinta ficando a cargo do impressor somente não "deformar" o clichê na hora da impressão. Os americanos chamam o ato de imprimir em flexo de "kiss printing" (em uma tradução literal, impressão de beijo ou como um beijo), seria como um "beijo de selinho" sobre o papel e sobre o cilindro anilox. Um toque sutil, suficiente para entintar e transferir a tinta sem o esborrachamento do ponto e o excesso de transferência de tinta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...