quarta-feira, 9 de maio de 2018

Como estar legalizado com softwares em minha empresa? PARTE 2

Em nossa primeira parte dei uma introdução sobre a pirataria de aplicativos e sobre a lei e as multas que podem incorrer do uso de softwares sem licenças.
Mas a pergunta que fica é: Como tornar minhas cópias legais?

O primeiro passo é: você sabe quantas cópias sem registro tem?
A começar pelo Windows instalado seja ele de uma estação de trabalho seja ele da recepção ou da portaria de sua empresa. Tem que listar tudo mesmo, Windows, WinRar, MS Office, Access, Outlook, Corel, Photoshop, Illustrator, Acrobat, CAD, Solid Works, etc.. etc..

O segundo passo é: Quais máquinas precisam de que softwares?
Se a máquina da sua portaria tem um AutoCad ou Maya qual a necessidade disso? Se não tem função alguma delete. O mesmo ocorre com o MS Office, tem necessidade do Access? Se não delete. E faça isso em cada estação de trabalho, em cada computador. Verá que tem muita coisa e muito lixo instalado em suas máquinas, e melhor ainda, perceberá quanto espaço vai sobrar tanto na memória física RAM quanto em disco.

Terceiro passo: Agora que você fez a “limpa” nos computadores vem a pergunta: Quais dos aplicativos que ficaram são comerciais em em que modalidade de licença estes se enquadram?
Para uso não comercial, freeware, shareware, completo, uso comercial, etc. 
Se for freeware tem que ser ver no contrato de licença (que esta e você aceita quando instala o software, geralmente chamado de EULA) se é free (livre) para uso comercial ou só para uso pessoal, existe diferença o.k. Um programa para uso pessoal não pode ser utilizado na sua empresa sem comprar a licença, muita gente comete esse erro.

Quarto passo: Quais destes aplicativos comerciais podem ser substituídos por aplicativos Open Source ou versões similares gratuitas com licenças do tipo uso livre?
Faça uma pesquisa em toda a rede (internet) entre nos fóruns de discussão dos aplicativos, faça perguntas aos usuários, veja os comentários e assim que achar que este produto é capaz de substituir o que você tem sem perdas consideráveis de desempenho, qualidade e produtos já desenvolvidos faça a migração.

Mas como fazer a migração, meu funcionário disse que é RUIM o software?
A resistência a mudanças é do ser humano. Somos pouco resilientes a mudanças, por isso deixamos de evoluir em nossas empresas e também arriscar em novos projetos.
A mudança é necessária sempre, para vocês terem uma ideia até mesmo com softwares do tipo Corel, quando uma nova versão sai e é instalada no computador do designer ele logo sai reclamando que as ferramentas da versão antiga eram mais fáceis de achar, de que a versão antiga era mais leve, isso e aquilo. Não demora muito, ele entra no youtube, vê alguém fazendo alguma coisa legal com a versão XX do sei lá que aplicativo e ai ele do nada começa a elogiar a versão, dizer que a versão nova é superior, etc, etc.
Tudo é uma questão de referencial, se tem mais gente de sucesso ou obtendo sucesso com um determinado produto ou aplicativo, mais gente vai buscar, instalar, usar e elogiar.
Claro que existem críticas, alguns tem mais facilidade que outros para determinadas funcionalidades. Outro exemplo: não existe aplicativo mais fácil de fazer um clipping de imagem (power clip) que o Corel. É muito amigável a ferramenta, fácil de usar, achar, encaixar e trabalhar. Outros aplicativos tem que dar um monte de voltas. A ferramenta mais próxima e amigável para esta tarefa que achei foi o Gravit Designer que basta arrastar a imagem para cima do path que ela se encaixa como mágica.
Mas a migração deve ser feita aos poucos e com data e hora para terminar. Por exemplo, vai substituir o Photoshop pelo Gimp, então programe-se para que o seu funcionário ou você tenha tempo de estudar e comparar as ferramentas, depois de usar e se adaptar e só então, quando tiver certeza que esta tudo o.k. e que você consegue realizar as tarefas que fazia com o photoshop você poderá deletá-lo.
NÃO PERCA A PARTE 3 (final) DESTA SÉRIE VAMOS LISTAR AS OPÇÕES AOS SOFTWARES COMERCIAIS

CASO TENHA INTERESSE EM AVALIAR E MUDAR OS APLICATIVOS DE SUA EMPRESA PARA SE ADEQUAR A NÃO PIRATARIA ENTRE EM CONTATO. SAIBA MAIS TAMBÉM SOBRE TREINAMENTO NO SEGMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...