quinta-feira, 17 de maio de 2018

Afinal o que é consultoria?


Consultoria - ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.
Vamos começar esta matéria de forma um pouco diferente, primeiro deixando claro que consultor não é o “cara” que deixou o emprego ou o perdeu mesmo e se aventura em “passar seus conhecimentos”.
Consultor também não é o impressor sem qualquer formação técnica (perdoem os muito bons profissionais que conheço e conheci ao longo destes 35 anos de profissão) que se aventura a dar consultoria e na realidade chegam nas empresas e ensinam a operar a máquina, isso tem outro nome.
E para completar o consultor, ao se dedicar ao ato de dar o parecer técnico sobre o assunto que DOMINA tem que conhecer todo o processo.
Vou explicar:um consultor que vai até sua empresa de rótulos e etiquetas por exemplo e na hora dá uma excelente lição de impressão, mas ele realiza isso com sua máquina mas um clichê que ele levou debaixo do braço, com 2kg de tintas que ele tem na bolça e falando da empresa A, B ou C que na A tem isso e roda assim e que na B tem aquilo mas o “dono” tá perdendo dinheiro e que na C é um caloteiro… ou algo assim não é um profissional muito coerente.
Apostila desenvolvida
para treinamento impressores
O consultor deve saber como proceder em sua postura e ter em mente que ele é apenas um CONSELHEIRO SÁBIO E ENTENDIDO DE TODO O PROCESSO QUE SE PROPÕE A OPINAR e desta forma o mérito sempre do sucesso é da empresa e não dele, e o mérito e de quem aplica não de quem ensina. Tem muita gente no mercado, que faz o contrário acha que só porque é ou se diz consultor, o mérito do sucesso é dele, mas e do fracasso como fica? Sim porque errar é inerente de qualquer processo seja de aprendizado seja de realização.
Então, o consultor para o setor flexográfico deve ser capaz, no meu conceito, de opinar e dar suporte a:
  • arte – deve saber como proceder em uma arte, como é uma montagem correta de etiquetas ou embalagem, quais os softwares e aplicativos que podem e devem ser utilizados, o que o mercado usa com mais frequência e se precisar sentar na frente e dar umas “clicadas” no mouse e mostrar o básico;
  • clicheria – entender como se processo o fotopolímero, até para poder dar uma ideia aos treinandos que não tem a oportunidade de conhecer uma de como é feito o clichê e porque a arte deve ser feita de uma determinada maneira e não de outra;
  • facas – saber um pouco de geometria para entender como proceder no desenvolvimento de uma ferramenta de corte de etiquetas ou embalagem para não “matar” (termo usado em mecânica para considerar uma peça mal elaborada ou fora dos padrões impossível de ser usada) a ferramenta e criar custos extras desnecessários;
  • mecânica – aqui o candidato a consultor deve ter em mente que ele não deve ter formação mecânica (seria bom, pois tem muita pseudo máquina no mercado carecendo de uma repaginada), mas saber como calcular uma engrenagem, como funciona eixos e encaixes, para que serve as peças de travamento e o que interfere nas sua falta e como proceder em caso de manutenção, que é nosso próximo tópico;
  • manutenção – o conhecimento básico de manutenção é necessário. Como falar que o equipamento não responde ou esta ruim se você não sabe por que ou como ele chegou aquele estado ou como mantê-lo funcionando apropriadamente;
  • Impressão – sim, necessário conhecer bem impressão. Não é necessário que o consultor seja um Excelente impressor, mas que entenda o que e como se faz a impressão, suas variáveis, conceitos de qualidade e registro além é claro de tintas.
  • Custos – não adianta contratar um consultor que não sabe quanto custo para fabricar uma etiqueta, e pior, que não saiba formar um preço de venda descente que contemple todas as variáveis, insumos e acessórios envolvidos;
  • leitura e interpretação – um consultor deve ler muito, saber interpretar não só um texto técnico como a ordem de serviço. Vi consultores chegarem em empresas, pegar tinta, dupla face, fazer uma colagem de clichê maravilhosa, mas não pegaram a OS (ordem de serviços) para ler, como ele esta executando um trabalho sem saber o que era para fazer? Tipo ele tem uma entidade cósmica que orienta ele sem precisar ler? Então, antes de mais nada se o consultor não souber ler e interpretar uma OS e se ele não ensina os treinando de como fazer, hummmm melhor rever o custo que você esta pagando para este profissional.
    O consultor deve ter a capacidade também de pontuar os pontos positivos e negativos da ordem de serviço, o que esta a mais e o que falta e sugerir mudanças.
    Pág. da apostila
  • E o mais importante o consultor deve ter a capacidade de poder olhar nos olhos do contratante e dizer toda a verdade, sem mascarar, sem puxar a “sardinha” para o lado dele e sem comparar como ocorre e já ouvi: “A lá no Zezinho, onde eu trabalhava quando era impressor a gente fazia assim porque a gente tinha uma maquina X”. Esqueça não é assim que deve ser feito, O Zé é o Zé e a empresa que você esta dando consultoria é outra história, outro universo e outra cultura, o consultor deve se moldar a este perfil e dar a informação correta do que deve ser feito. O mérito depois de se vai ser ou não realizado ou se vai ou não dar continuidade é todo do investidor.

Bem, tem muito mais coisas que podem e devem ser ditas. Material didático nem se fala, deve estar em mãos.
E quanto as parcerias? Bem o consultor pode e deve ter parceiros que com ele ajudam a desenvolver um bom resultado, mas também não pode ficar preso e limitado a eles pois o consultor indica é imparcial e profissional. Qualquer indicação do consultor que dê errado em sua ausência é ponto negativo para ele, por isso muito cuidado deve ser tomado.
Agora falando um pouco de minha experiência, após 25 anos só como consultor (fui pioneiro, antes até de muitos entenderem o sentido da palavra consultoria) eu cometi muitos acertos, mas também alguns erros. Nada que tenha levado a prejuízos ou falência de alguma empresa, mas erros que aqui foram mencionados.
O despreparo para o assunto é o pior inimigo do consultor, a falta de leitura, de aprimoramento, de conhecimento técnico de inglês. Não é falar inglês fluente é saber ler um fôlder de máquina e entender ao menos qual a velocidade da máquina, largura, comprimento máximo de impressão e a que ela se destina sem precisar ir no youtube ou ver as imagens.
É isso, para quem achou a matéria esclarecedora, agradeço e para quem necessita saber mais sobre consultoria e meus métodos de trabalho como consultor é só entrar em contato, atendo todo o Brasil.

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