sexta-feira, 13 de abril de 2018

O que é retrofitting?

Em um mundo moderno a automação esta presente em quase tudo. Desde TVs, Geladeiras, casas completas até o sistema de alimentação de seu cão hoje pode ser automatizado e de certa forma autônoma. Em alguns casos estes sistemas tomam decições por você baseados em seu perfil, escolhas e opções previamente cadastradas nestes dispositivos.
Em máquinas e equipamentos gráficos ou de produção em geral não é diferente e arrisco em dizer que é muito maior do que imaginamos hoje.
Um Simples CLP* em uma máquina pode fazer uma enorme diferença entre produção e produtividade e no contexto de perdas e desperdícios, já que muitas etapas podem ser por ele monitoradas e ajustadas.
Mas e as máquinas mais antigas, como ficam nesta história?
Como nós, que nos adaptamos às tecnologias, a novos cortes de cabelo, estilos de roupa e até a forma de nos comportarmos e alimentar as máquinas devem passar por restruturações e adquirirem "novo visual" e funcionalidades.
Não só a pintura e a troca de uma ou outra peça quebrada ou desgastada (manutenção preventiva), mas o retroffiting da mesma para não só se tornar mais produtiva como também segura, ganhando muito mais anos de vida em nossas empresas.
O retrofitting (reforma em uma tradução livre) em equipamentos, máquinas ou sistemas é um procedimento moderno, efetivo e com custo inferior ao de novas aquisições. Não se trata de uma simples reforma, mas de modernizações, visto que a evolução tecnológica se converte em diversos benefícios:

  •     Aumento da produtividade;
  •     Redução dos períodos de inatividade;
  •     Redução de riscos;
  •     Recursos de programação mais simples;
  •     Garantia de eventuais peças de reposição por um longo período;
  •     Possibilidade de integração em rede;
  •     Retorno rápido e garantido do investimento;
  •     Alternativa para novos investimentos.

No retrofitting são mantidas as características principais do equipamento, eliminando desgastes, repondo peças danificadas, efetuando nova pintura, reavaliando itens de segurança e, principalmente, trocando os componentes eletroeletrônicos e acionamentos ultrapassados por outros de última geração.
O retrofitting é a alternativa ideal para empresas que precisam manter seus equipamentos confiáveis, modernos e produtivos.
Agora que ficou claro o que é retroffiting você pode começar a pensar na modernização de seus equipamento, não pode?
Caso precise de suporte e orientação para este trabalho é só fazer contato, tenho algumas soluções interessantes para equipamentos, em especial flexo banda estreita, impressoras flexo banda larga, rebobinadeiras de adesivos e de PDV (cupom fiscal, bobinas de ponto, etc).

*Controlador Lógico Programável (CLP) ou do inglês PLC (Programmable Logic Controller)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...