quinta-feira, 8 de março de 2018

Respeito é bom e eu gosto!


Em certa ocasião trabalhei para um convertedor no Nordeste que fabricava rótulos, bobinas de PDV e impressos fiscais e o proprietário me disse em uma das reuniões: “O profissional, seja ele de qual área for deve ser agendado, ter postura e respeitar os subordinados!”. Eu sempre anotei as coisas importantes do meu dia a dia, mas este conselho me acompanha até os dias de hoje.
Mas o que significa isso?
Ser agendado quer dizer que você é organizado e administra bem o seu tempo, garante que você separou determinado espaço no seu dia para resolver ou trabalhar em um problema ou dar atenção a um assunto e assim poderá fazê-lo de forma eficiente e sem interrupções. Ser agendado quer dizer ainda que você tomou nota de tudo que é importante a começar pela data e hora do assunto que você pretende resolver, anotou os envolvidos, o que precisa em relação a material e suporte, qual será o local e previamente já reviu as perguntas a serem feitas e as respostas que deseja, em outras palavras acrescento ainda que você esta ou se preparou para o evento. Mais de quarenta por cento dos empresários que conheço do setor de rótulos e bobinas nem sequer sabe o que é “ter compromisso” no sentido claro da palavra, acreditem conheço muitos nestes anos que me dedico a consultoria, que nunca viram uma agenda (seja ela digital ou o bom e velho caderno de anotações).
Ter postura é ter atitude de profissional, agir como tal. Seja você um simples colaborador da limpeza quanto e principalmente o “dono” da empresa deve ter postura. Postura garante respeito sem precisar ser grosso ou indelicado, ter postura dá status de seriedade e serenidade, tenham certeza disso. Há empresários que tem postura de menino mimado, outros aparentam total desapego com a empresa. O pior é o egocêntrico (o dono da verdade), aquele que bate no peito e diz: “ Eu sou o dono, aqui quem manda sou eu, só eu assino aqui, todo mundo só faz o que digo….” eu uso uma analogia com o Imperador Kuzco*.
Empresários deste tipo, além de terem uma postura arrogante não ganham muitos fãs e sempre reclamam e culpam os funcionários dizendo que são ruins, que ninguém entende ele, que ele pediu algo tão simples mas todos são “burros” e que você esta sendo contratado e tem total liberdade para mudar… doce ilusão, mas a vida segue.
Respeitar subordinados, esta é a questão mais importante. Respeito, respeito garante respeito, gentileza gera mais gentileza, ter um tom de voz firme não é gritar e sim usar as palavras certas. Xingar, ofender, ameaçar isso nem pensar, perderá a razão e muitas vezes irá cometer injustiças. Escutar ambos os lados, observar, levantar documentação e investigar é respeitar o profissional e escutar ou no mínimo avaliar o que a experiência e ponto de vistas dele pode ter descoberto irá lhe dar um status de mediador e amigo. Só depois destas análises você deve, com respeito e usando palavras certas tomar as atitudes em função da gravidade dos fatos.
Uma ocasião presenciei um “chefe” gritar ao telefone com um profissional que já havia relacionado os problemas, feito seu relatório e insistentemente pedido a intervenção de uma assistência técnica externa para colocar o equipamento para funcionar, mas não lhe deram “ouvidos” e o mesmo por opção se desligou da empresa. Sua justificativa: “Não posso deixar a falta de profissionalismo, respeito e falta de interesse dos superiores interferirem em meu trabalho correto, honesto e com o respeito que tenho por todos independente de sua posição social ou hierárquica”.
Em resumo diria que os profissionais, em especial os “donos” de empresas deveriam ter em mente o que um empresário um dia me disse e volto a repetir em todas as minhas consultorias: “O profissional, seja ele de qual área for deve ser agendado, ter postura e respeitar os subordinados!”.
* A nova onda do imperador – Disney 2000 – Animação da Disney que conta a história do jovem e arrogante Imperador Kuzco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...