quarta-feira, 7 de março de 2018

Qual a cor que o cliente quer?

Azul Bebê, Vermelho Coca Cola, Verde Bandeira, Amarelo Canário... E tantas outras cores "renomeadas" fazem parte de nosso dia a dia mas que na indústria gráfica não dizem muito.
O que é afinal Azul Bebê? e o tal Verde Bandeira, bandeira de que lugar? Amarelo canário, será que temos que ter passarinhos na empresa para poder reproduzir a cor do cliente?
Percebema que estas "nomenclaturas" para as tintas são subjetivas, dá margem a infinitas possibilidades e margem para erros irreparáveis na impressão.
Para se evitar este universo de possibilidades existe uma padronização internacional, isso mesmo, em qualquer lugar do mundo, sabendo-se ou não o idioma do país em que será impresso o produto é possível fazer certo logo da primeira vez usando a padronização Pantone.
Para flexografia, off-set, rotogravura, serigrafia, tampografia ou mesmo para impressão digital a escala Pantone (padronização internacional de cores) é o nosso guia e referência tanto para comparação quanto para formulação de cores.
Mas não se iludam, há uma escala pantone ideal para o propósito que você deseja atingir.
Pantone Formula Guide talvéz seja a mais conhecida de todas. Esta escala possui exemplos de formulação de tinta para se chegar a um determinado tom e cor. Exemplo: a cor vermelha 485 é uma mistura de 50% de Yellow (amarelo) e 50% de Rubine Red (vermelho rubi).
Há outras pantones para quem deseja fazer uma cor especial mas não quer misturar e sim utilizar combinações de retículas e cores CMYK (cyan, magenta, yellow and black).
Mais recentemente existe uma escala pantone para quem trabalha com gama expandida e cores CMYK+GOV (Green, Orange and Violet).
Cada cliente precisa de uma cor específica que muitas vezes não pode ser reproduzida com retículas e nestes casos fazemos cores sólidas. Nestas cores sólidas ou cores especiais é que aplicamos a pantone e referenciamos a cor a um destes números (como no caso do 485 para o vermelho). Este número é mundial, se eu imprimir aqui no Brasil em São Paulo na Gráfica do Pedro será uma tinta composta de 50% de Yellow + 50% Rubine Red. Mas se eu por qualquer motivo resolver imprimir no Japão por custo ou qualidade, não importa, e disser que a cor é 485 ele fará exatamente igual a tinta com a mesma composição e cores base.
Mas de nada adianta ter a Pantone Formula Guide em sua empresa se você não tiver as bases corretas para preparação da tinta.
São elas:
Cores processo: Process Yellow; Process Magenta; Process Cyan e Process Black
Cores Sólidas monopigmentadas: Purple; Violet; Blue 072; Reflex Blue; Process Blue; Green; Black; Yellow; Yellow 012; Orange 021; Warm Red; Red 032; Rubine Red e  Rhodamine Red.

Com estas 18 cores é possível fazer mais de 1718 cores pantone baseados na formula guide e infinitas outras baseados no seu conhecimento.
Não podemos esquecer do Transparente White (branco transparente) e o Branco opaco para formulações.
Pode parecer um investimento alto ter estas cores em sua empresa mas não é.
A economia de tempo e a certeza de poder fabricar a cor exatamente que o cliente necessita justifica o investimento.
Eu desenvolvi um aplicativo que auxilia este processo e permite até o reaproveitamento de tintas pantone preparadas e que estejam no seu estoque, basta dar uma olhada neste link.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762610494-software-preparaco-tintas-grafica-formulaco-pantone-_JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...