terça-feira, 13 de março de 2018

A importância do Checklist


Antes de um avião decolar o piloto e o copiloto conferem item, por item, instrumento por instrumento para garantir que tudo está devidamente em ordem para a partida. Surpresas lá em cima podem ser a última coisa que eles vejam antes da queda. Esta verificação acontece não uma mas 3 vezes, uma vez o pilo faz a verificação junto ao copiloto, na segunda o copiloto verifica com o piloto e por último ambos verificam os mesmos itens com a torre, somente depois disso a torre autoriza o taxiamento e posterior decolagem.
Mas esta verificação não é aleatória existe uma sequência lógica e uma ordem para ser feita. Esta ordem e sequência e as perguntas a serem respondidas se chama checklist.
Checklist é uma palavra em inglês, considerada um americanismo que significa “lista de verificações”. Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista). Uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.
Na indústria a coisa funciona da mesma forma. Se não houver um checklist como podemos verificar a ordem e o perfeito funcionamento ou andamento de uma determinada máquina ou produção?
A construção de um produto (estiqueta, rótulo, bobina de PDV, impresso, máquina, etc…), necessita de passos e ordem para sua fabricação e é o checklist que garante que a ordem e os passos estão sendo executados como deveriam.
No checklist verificamos entre outras coisas se falta algo ou algum material importante, se faltou algum detalhe e se o fornecimento está o.k.
Mas o checklist não é um só para todo a empresa ou produto, cada setor e etapa possui seu próprio checklist de acordo com as características, exigências e objetivos. Por exemplo, ao receber uma mercadoria entregue por um fornecedor fazemos o primeiro checklist verificando a nota fiscal, a quantidade, as medidas, o peso, o valor e conferimos tudo isso com a mercadoria recebida. O prazo de entrega e a data de pagamento (caso faturado) deve estar também em destaque pois uma vez assinado o canhoto da nota, concordamos que recebemos tudo de acordo com a descrição da mesma.
Já na produção o checklist não precisa se preocupar com estes dados de recebimento somente com o dimensional do material recebido, quantidade, tipo de substrato e acabamento e se esta de acordo com a especificação da OS para a produção do produto. O mesmo ocorre com tintas por exemplo, onde além de quantidade a cor e tonalidade devem estar de acordo com as exigências do produto e amostras.
Clichês por exemplo devem ter um checklist próprio tanto para envio quanto para recebimento. O do envido deve conter os dimensionais final e distorcido (compensação no caso de flexo), quantidade de cores (seleção das cores, placas ou chapas), cores usadas, retículas e sua lineatura, ganho de pontos padrão, espessura da chapa, montagem lateral e longitudinal, passo de fotocélula, dupla face a usar, etc. Ao receber conferimos se tudo foi feito de acordo com o primeiro checklist.
Na sala de impressão, devemos ter em mente que cada fabricação e produto tem uma exigência particular, mas que o conceito de montagem é o mesmo. O que diferem em geral é se, por exemplo, etiquetas os itens a serem verificados serão menores do que rótulos ou impressos de segurança, por isso as folhas de checagem serão um pouco diferentes ou terão menos itens. Embalagens flexíveis e/ou rígidas seguem o mesmo esquema.
Porém alguns pontos serão comuns em todo o checklist, os pontos de metrologia como o dimensional (altura, largura, comprimento, espessura, passo de fotocélula, resistência a ruptura, resistência ao atrito, etc.), e outros aspectos visuais também serão avaliados e são comuns e quase todos os checklist como a cor, tom, encaixe de cores (registro), centralização visual, montagem e orientação e odor (como verificação do impresso pelo sentido do olfato, importante em embalagens para alimentos).
Montar um bom checklist para as etapas de sua produção garantem não só a qualidade do produto quanto a perfeição do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...