segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Qual o melhor software de desenho vetorial?

Muitos me perguntam qual o melhor software de desenho vetorial se o Corel ou Illustrator?
Bem, pensando-se em ambiente windows claro que o Corel domina o mercado, mas isso não que dizer que ele seja o melhor. Já no Mac o Illustrator impera.
Mas qual é o melhor?
Cada qual tem suas ferramentas e similaridades. Ferramentas de reta, curvas, de desenho de círculos e elipses, curva de Bézier, layers, caixas de combinação de cores e textos.
Eu diria que mais é uma questão de adaptação do usuário à ferramenta do que se existe um melhor ou pior.
O Illustrator tem umas vantagens aparentes em relação ao Corel pela sua similaridade e proximidade com o Photoshop (que inclusive é do mesmo desenvolvedor, adobe) e permite uma interação muito boa e uso de recursos de ambos sem perda nenhuma de qualidade e também de funcionalidade.
Já o Corel é muito popular e por ser um dos programas mais pirateados que se conhece e um dos primeiros programas windows para desenho vetorial acabou por se tornar uma ferramenta indispensável, mesmo para quem usa Illustrator, pois uma hora ou outra tem que abrir um arquivo enviado pelo cliente em Corel para visualizar os filtros e recursos que ele usou e buscar sua similaridade no Illustrator.
O problema está somente quando, mesmo que possível e dito que faz pelas empresas desenvolvedoras, abrir uma extensão CDR (corel) no Illustrato e vise e versa. Muitos efeitos usados acabam por sumir e as cores das paletas podem também ser alteradas assim como fontes.
Em resumo, não tem melhor ou pior tem aquele que atende a sua necessidade. Para usar bem, qualquer que seja o programa o importante é conhecer ele. Até o Power Point faz excelentes artes se souber usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...