sexta-feira, 7 de julho de 2017

O sistema de secagem.


A flexo, como venho falado nestes últimos dias, pode ser muito bem definida de forma simples, inclusive seu sistema de secagem.
A flexografia até alguns anos atrás, e máquinas fabricadas até os dias de hoje, nem sistema de secagem possuem, a tinta seca ao sabor da absorção do substrato, evaporação e velocidade da máquina.
Mas as máquinas flexo mais modernas ou que precisam imprimir substratos como plásticos (ou não absorventes), precisam desenvolver velocidades maiores ou melhor ancoragem da tinta já possuem sistemas que aceleram a secagem.
Dos processos de secagem mais conhecidos estão:
  • Ao natural – ou seja, não há nenhum elemento que auxilie ou acelere a secagem;
  • ar quente ou frio – ventilação forçada – um sistema de ventoinhas ou ventiladores conduzem o ar para ser soprado para sobre o substrato recém-impresso. O ar pode ou não ser aquecido por resistências ou até por chama (maçaricos a gás – comum em laminadoras). O ar quente acelera a secagem;
  • IR ou Infravermelho – sistema de lâmpadas ou tubos que emitem radiação infravermelha (quente ou calor) sobre o substrato acelerando a secagem. Pode-se montar IR trabalhando em conjunto com sopradores de ar;
  • UV – radiação ultravioleta – esta radiação faz com que a tinta UV (que reage com a radiação) cure, ou seja, crie uma cadeia de moléculas ao receber a luz que seca a tinta. Em um jargão químico transforma um monômero (tinta molhada) em um polímero (tinta seca), mas claro em uma explicação bem tosca.

A também outro sistema de secagem, o Eletro Beam também conhecida como EB ou cura por feixe de elétrons (muito cara esta tecnologia), mas sem dúvida a ventilação forçada é o método mais barato e fácil de ser fabricado com menor demanda de energia conhecido e funciona muito bem tanto para banda larga quanto banda estreita para tintas a base de água e solvente.
Em banda estreita o que impera na atualidade é o sistema de secagem por UV ou Cura UV e agora ganho força com as tecnologias de UV LED, que demanda pouca energia, não são perigosas como o UV tradicional, não possuem mercúrio (metal pesado) em sua lâmpada, tem durabilidade 50vezes maior que uma lâmpada de UV normal entre outros benefícios. Mas a tinta é um pouco mais cara e deve ser muito bem fabricada pois o comprimento de onda é bem restrito nos Leds (diodo emissor de luz).
Bom UV LED fica para um próximo post, mas só de curiosidade para vocês, sabiam que já existem inúmeras impressoras digitais usando tecnologia de UV LED e tintas UV em inkjet?
É amigos, o futuro, sem dúvida, é deste pequeno diodo emissor de luz, o LED.

PARA MANTER O BLOG ATIVO.
Lembramos de nossa campanha para assinarem o blog. Somente com sua assinatura posso manter o blog sempre atualizado e com matérias bacanas para todos. Pesquisar, manter, escrever, traduzir datasheets isso tem um custo e você assinando ajuda a diluir este custo.
Para assinar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...