quarta-feira, 7 de junho de 2017

Programa em java e alguns executáveis não estão rodando no Windows 10!

Ao adquirir um computador novo ou quando formatamos nossos PCs a primeira coisa que nos vem a mente é estar atualizado com o sistema operacional mais novo recem "saído do forno". Neste caso logo instalamos a mais recente versão do sistema operacional de nosso agrado, que no caso e por poularidade e ofertas de outos softwares e aplicativos é o Windows 10.
Depois de instalado ou feito o upgrade de uma versão inferior do OS para a nova começam os problemas.
Softwares que antes rodam certinho agora nem chegam a abrir, outros nem mais instalam e outros ainda são totalmente incompatíveis, principalmente os que dependem de HardLock ou hardkey.
Bem não sou um expert em Windows mas já sofri muito com as atualizações e novas versões e instalação e desenpenho tanto de hardwares quanto de softwares, conheço bem a história desde o Windows 3.11, 98, Vista, Xp, 7 etc, etc..
Mas alguns problemas podem ser solucionados de forma bem simples, o Windows disponibiliza alguns recursos e também algumas funções que ao serem habilitadas ou desabilitadas permitem em grande parte dos casos rodar softwares mais antigos nas versões do windows mais novo sem a necessidade de pluguins, paths ou aquisição de novas licenças.
Vai ai algumas das dicas que para mim e para alguns softwares funcionaram muito bem.
Pcs novos como dito no início desta matéria e recem formatados com Windows 10 possuem algumas limitações em rodar alguns EXE (executáveis ou instalar programas) e rodar arquivos do java .JAR. A causa pode ser o UAC (User Account Control - controle de conta de usuário) e tem duas soluções para isso.

A mais simples e prática.
  1.  Clique com o botão direito no aplicativo (sobre o ícone do programa) e selecione Propriedades;
  2. procure a aba onde você escolhe o modo de compatibilidade (executar em versão mais antiga do windows) selecione por exemplo Windows 7 (onde provavelmente o seu programa rodava perfeitamente)
  3. marque a opção executar como administrador;
  4. clique em aplicar e depois OK.
Pronto, seu programa poderá agora ser executado como o esperado. Uma mensagem aparecerá perguntando se o programa rodou apropriadamente responda clicando em Sim ou Não, é só uma alerta para que possar ser aberta a caixa de ajuda do windows caso não.

 A forma mais radical
Ser para vários aplicativos simultanemente e consiste em desabilitar o UAC. Para isso faça o seguinte:
  1. acesse o painel de controle;
  2. altere a configuração de controle de contas de usuários;
  3. há uma barra vertical, baixe esta barra (deslize) para parte baixa em "Nunca Notificar";
  4. Reinicie o computador.
Esta opção desabilita o UAC e facilita a instalação de vários programas e rodar com mais facilidade outros já existentes.
Há outra forma de fazer isso via Regedit (Editor de Registro). Para acessar o regedit:
  1. clique no botão com formato de símbolo de windows (logo do windows) no teclado + a tecla R (Windows + R);
  2. procure o seguinte registro HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System
  3. agora procure a chave com o nome EnableLUA
  4. nesta chave altera o valor para 0 (zero)
  5. reinicie o computador.
Uma mensagem de que alguns aplicativos como finanças do Windows não serão abertos, mas não se preocupe ninguem usa este aplicativo...rsrsrs.
Mas cuidado, alterar chaves de registro, que são codigos de endereçamentos e configurações tanto do windows quanto de outros aplicativos instalados, podem danificar e inutilizar por completo a possibilidade de uso ou abertura (funcionamento) destes aplicativos, por isso evite esta opção.
Conclusão: Muitos aplicativos hoje estão sendo compilados para serem multiplataforma e rodarem com o mínimo possível de recursos do OS (como DLL, OCX e Libs) para que se comportem em qualquer versão do OS mesmo após updates e upgrades e também para que possam ser "transportados" de um OS para outro (do Windows para Linux ou MacOS). Um dos mais populares software para escrita multiplataforma é o Java. Com o java o programa não roda diretamente no OS, mas sim em uma Máquina Virtual chamada JVM o que torna o java muito seguro e estável. 



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MANTENHA O BLOG ATUALIZADO E ATIVO, DÊ SUA COLABORAÇÃO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...