sexta-feira, 16 de junho de 2017

Licenças de softwares muito caras como resolver?


Quando falamos em artes gráficas, seja offset, flexo, serigrafia, rotogravura ou até mesmo impressão digital logo nos vem a mente o Corel draw para desenho vetorial e o Photoshop para tratamento de imagens.
Os mais eruditos logo vão mencionar o Illustrator, InDesigner e até o Quark Xpress. Eu tenho uma pessoa muito querida que ainda incluiria mais um nesta lista, e pasmem, é inusitado o Power Point, o que ela consegue fazer no Power Point chega desafiar a lógica e aos mais experts usuários de Corel e Photoshop, é incrível a qualidade e resultados que ela consegue, mas este é assunto para outro post, vamos focar agora nas alternativas aos softwares pagos.
Competir pau a pau com o Photoshop acredito ser impossível. O produto é excelente e atende desde o mais inexperiente e iniciante programador web até a mais renomada e completa gráfica. Há aqueles no entanto que se recuram a pagar pelo valor, que até acho justo, da ferramenta. Para estes sugiro utilizar duas ferramenta em conjunto que possuem versões para Linux, Windows e MacOS.
  • Gimp – software para tratamento de imagens
  • Krita – para ilustrações e também aprimoramento das imagens
O Gimp a cada dia ganha novos funcionalidade e existe até um pequeno script que coloca os atalhos de teclado iguais ao do photoshop facilitando o aprendizado e seu uso(tipo o CTRL+ D, CTRL +T, etc). Ainda possui algumas limitações como o CMYK nativo que não esta incorporado, ou você usa um plugin ou usa outro aplicativo para isso. Fora este pequeno detalhe o resto se assemelha muito ao photoshop.
Com uma semana talvez duas o usuário que já opera o photshop pode facilmente obter resultados muito próximos e com as mesmas características que os feitos no programa da Adobe.
The Gimp como é chamado, alternativa multiplataforma ao Photoshop

O Krita em resumo é um programa de pintura que serve para aplicar muitos efeitos as imagens ou desenhos, vale a pena conhecer e ter instalado.
Krita, software para pintura e ilustração um complemento a mais ao Gimp e Inkscape

Inkscape – para quem pretende substituir o Corel Draw e Illustrator esta é a opção. Também com versões para ops OS Linux Windows e MAC o Inkscape se assemelha muito ao Corel 3 (três, isso mesmo não X3 -13) na disposição das ferramentas. Possui tudo que um bom software de desenho vetorial tem que ter que são as ferramentas de desenho e curva.
Se você é um ilustrador , desenhista, web designer ou apenas alguém que precisa criar algumas imagens vetoriais, então o Inkscape é para você!
Inkscape solução para desenho vetorial
  • Ferramentas flexíveis de desenho
  • Ampla compatibilidade de formatos de arquivo
  • Poderosa ferramenta de texto
  • Curvas de Bezier e espirais
Todos estes programas podem ser baixados gratuitamente pela internet, é só dar um google e seguir as instruções dos sites oficiais.

Conheça também:
  • blender – software poderoso para desenho 3D com inúmeras ferramentas inclusive um game engine – OS Linux, Mac e Windows
  • Scribus – similar ao InDesigner e ao Quark Xpress, assemelha-se muito ao extinto PageMaker da Adobe.
  • http://www.logoease.com/ - uma ferramenta online gratuita para criação de logotipos e logomarcas.
Não se esqueça, o blog agora tem matérias mais curtas, fáceis de ler e compreender e precisa de seu apoio para continuar. O botãozinho lá embaixo garante e mantém estas matérias e toda a estrutura do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...