segunda-feira, 12 de junho de 2017

A Qualidade


Antes de falar do tema título desta matéria gostaria de esclarecer alguns pontos sobre o blog passado e sobre a nova postura que adotei.
A partir desta matéria teremos uma redução considerável de linhas e imagens utilizadas para ilustrar as matérias devido ao tempo e custos que estas estão nos impondo.
Como mencionei no Post passado falei sobre a dificuldade de postar matérias técnicas com conteúdo e probidade. Escrever tem um custo de tempo, energia (bioquímica, cinética, elétrica, etc), despesas com internet e documentação de pesquisa que muitas devem ser compradas, não se acha tudo de “graça” na internet ao contrário do que muitos pensam. Estes custos, apesar da satisfação que tenho em escrever e divulgar conhecimento estão ficando cada dia mas predatórios e desanimando um pouco pela falta de reconhecimento. Reconhecimento este que pode ser visto com a venda de meus produtos já desenvolvidos, softwares e pela contratação de meus serviços de consultor e técnico do setor. Por este motivo, deixei no fim da matéria um botãozinho com o link para o PAGSEGURO, onde se você quiser poderá fazer uma pequena colaboração para que o blog se mantenha sempre atualizado e com matérias importantes e úteis para o empresário, impressor, profissional ou entusiasta das artes gráficas. Agradeço imensamente a todos que estão confiantes neste canal e estão colaborando.

O que é qualidade
Sem nos prendermos a normas e cartilhas qualidade é um conceito subjetivo, ou seja é o modo de ser, é a propriedade de qualificar um serviço, objeto, pessoa, ser, etc.
A qualidade esta relacionada a percepção de cada um, por isso é subjetiva, a diversos fatores como a cultura, o produto, o serviço prestado e até a sua condição de instrução. As necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.
Além disso a qualidade pode ser de dois tipos principais:
  • boa – quando o produto, serviço ou indivíduo atende ou supera nossas expectativas;
  • ruim – quando algum atributo ou o conjunto de atributos do produto, bem ou serviço não nos atende ou deixa a desejar.

Mas a qualidade depende, além destes atributos subjetivos, de recursos materiais como por exemplo matéria-prima e maquinário de beneficiamento ou transformação, consumíveis (gasolina, tinta, substrato, energia, etc.) entre outros.
A qualidade final é uma somatória de conceito, projeto, materiais e aceitação (no caso do usuário final). Quando todos este itens ganham pontos positivos temos qualidade boa. Quando algum destes itens não nos atende ela começa a decair se tornando mediana, regular, baixa, ruim e até péssima.
O atendimento, como curiosidade, é o item que menos tem qualidade no Brasil, seguido de assistência técnica (má formação ou baixo conhecimento por parte dos profissionais). 6 entre 10 clientes consultados reclamaram que o atendimento é ruim, a falta de informação e a má formação e desempenho da assistência técnica ou suporte (seja online ou presencial) deixou a desejar.

DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE
  • buscar sempre estabelecer metas e controlar os resultados;
  • combata toda e qualquer foram de desperdício (seja de tempo, produto, insumos ou consumíveis);
  • cuide de seu ambiente de trabalho, o layout (distribuição e logística interna) ajudam na qualidade e produtividade;
  • use e abuse da criatividade e estimule os colaboradores também a fazer isso (criatividade não é devaneio);
  • agregue mais valor a seus produtos e serviços, seja cliente de seus próprios produtos ou negócio e identifique as suas falhas;
  • tenha um canal de comunicação com o cliente – feedback e faça reuniões periódicas de avaliação de resultados.

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