quarta-feira, 14 de junho de 2017

A gerencia precisa participar mais


Só mandar não adianta, tem que participar!
É preciso criar uma cultura de participação onde as informações necessárias são passadas aos colaboradores (empregados). Já é sabido que a participação fortalece as decisões, mobiliza forças e gera compromissos em todos na busca de resultados. Isto se resume a uma única palavra: responsabilidade.
A sinergia é o objetivo da participação onde o todo e maior que a soma das partes.
Toda nova ideia deve ser estimulada para o aprimoramento e aperfeiçoamento das soluções dos problemas.
Como comentamos acima, mandar ou dar ordens limita e restringe ao mínimo o potencial do ser humano, pois a ordem é seguida do conceito de subserviência.
Gerenciar é sinônimo de liderar. E liderar ao contrário do que muitos acreditam significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidades, delegar competências e funções, motivar, debater, ouvir sugestões, compartilhar os objetivos, gerir equipes e informar.
As participações em muitas empresas não ocorrem nem de forma natural e nem por imposição por um destes ou pela soma de todos os motivos abaixo:
  • nunca foi priorizada;
  • desconhecimento dos processos;
  • desconhecimento da linha de atuação da empresa e dos clientes;
  • não há técnicas adequadas para análise dos problemas.
Uma das coisas que mais enfatizo é o feedback, que nada mais é do que perder o medo de ouvir sempre o seu cliente e também o colaborador.

Não se esqueça, o blog agora tem matérias mais curtas, fáceis de ler e compreender e precisa de seu apoio para continuar. O botãozinho lá embaixo garante e mantém estas matérias e toda a estrutura do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...