sexta-feira, 19 de maio de 2017

Quanto custa desenvolver um software, ter uma solução personalizada?

Quando precisamos de uma planilha para lançar as despesas de nossa empresa ou mesmo as despesas pessoais logo nos vem a mente o Excel. Os mais apaixonados pelo software livre diriam Libreoffice para fugir dos custos de licenças relacionadas ao pacote Office da Microsoft. Falando de sistema operacional, claro que impera o Windows seja qual for a versão, mas temos também o Linux que também rodam em PCs e o Mac OS quando falamos de Apple.
As licenças podem ser gratuitas (GNU, MIT, Apache, etc.) até milhares de dólares quando o assunto são softwares de engenharia, supervisórios e sistemas integrados de automação.
Mas e quando o assunto é imprimir um ticket, ingresso ou crachá para uma feira ou evento? Ou ainda quando é necessário controlar o fluxo de caixa ou a entrada e saída de materiais em uma pequena empresa, como fazer?
Por exemplo, pode-se fazer o controle de estoque através de planilhas como Excel ou Calc, onde o Excel é pago e cada computador deve ter uma licença válida comprada, isso é o correto, e o Calc vem com o Libreoffice e é gratuito.
O sistema operacional você pode ter um Windows 10 pro que custa R$899,00 como pode instalar um Linux baixando um ISO a custo de uma conexão de internet.
Soluções existem para todos os gostos, bolsos e disponibilidades de tempo e conhecimento para realizar as personalizações.
E quando o assunto é imprimir fica ainda pior.
Imprimir uma etiqueta é pode se tornar complicado quando você precisa de um aplicativo que é genérico e serve para todos no mais puro "faça você mesmo". Uma vez aberto o aplicativo precisa configurar o tamanho da etiqueta, os campos, quais são variáveis quais são fixos, as imagens, os códigos de barras, o alinhamento, a impressora, etc. etc. etc.
Nestes casos ter uma aplicação pronta e configurada para ler uma base de dados ou mesmo somente preencher as lacunas é muito mais rápido e confiável quando temos produtos recorrentes ou produção em série.
É nesta esfera que entra o desenvolvedor de soluções e aplicativos ou softwares se você preferir assim.
Um aplicativo simples, como por exemplo um software para impressão de ingressos com numeração sequencia, códigos de barras, QR-Code e dados do show ou evento pode custar bem menos do que você imagina e ainda permite que a exclusividade e autenticidade (violabilidade dos dados) seja mantida muito mais segura e livre de "bisbilhoteiros" estarem criptografadas, coisa que um software comum de impressão não faz.
Há aplicativos que custam a partir de R$25,00 por exemplo, como é o caso de meu aplicativo para impressão de etiquetas do Mercado Livre.
Também existem desenvolvimentos mais complexos com acesso a banco de dados, múltiplas janelas, acesso a rede, personalizados e exclusivos para uma empresa que já tem seu preço um valor diferenciado.
Você que é pequeno empresário pode ter aplicativos desenvolvidos para você e economizar bastante na aquisição de licenças se comparado com soluções comerciais.
Por exemplo, meus desenvolvimentos são feitos em código como C, C#, Java e Android e também PHP, que são linguagens muito flexíveis e permitem interação com diversas plataformas, sistemas operacionais e "idade" entre os equipamentos, isso garante que equipamentos mais humildes em hardwares e softwares OS mais antigos rodem meus aplicativos.
Para saber mais sobre aplicativos exclusivos para sua empresa ou cliente entre em contato. flexonews.br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...