segunda-feira, 1 de maio de 2017

Impressão dados variáveis - impressora térmica, laser e inkjet

A impressão e dados variáveis ganha a cada dia mais e mais aplicabilidade. Foi-se o tempo em que mantínhamos estoques de etiquetas de poucos itens de cada tipo mais inúmeros tipos em nossas prateleiras.

Hoje com os avanços em informática e barateamento de impressoras do tipo Laser, Inkjet e térmicas temos a possibilidade de personalizar etiquetas pré-impressas ou até mesmo imprimir uma etiqueta completa bastando ter uma etiqueta cortada em branco. E não é só isso, podemos imprimir em diversos substratos e não só no couchê ou papel off-set (banco fosco).

No entanto, imprimir nestas etiquetas em posição correta requer antes de mais nada um aplicativo (software) e os que estão disponíveis gratuitos com as impressoras ou são limitados para a base de dados que precisamos trabalhar ou complicados em formatar o que desejamos personalizar.

Ao longo dos anos acompanhei estas dificuldades não só das empresas onde dou consultoria e assistência, mas também do clientes para quem trabalhávamos, o cliente final.

Para eles era muito difícil configurar e usar um ZebraDesigner por exemplo ou quem dirá um BarTender que são excelentes ferramentas, não há dúvidas disso.

Mas para um usuário que tenha pressa ou que não domine um pouco de aplicativos com idioma inglês ou ainda que não tenham tido a oportunidade de trabalhar com estas ferramentas anteriormente terão uma dificuldade enorme até configurar corretamente os espaços, posições, códigos e textos para uma boa reprodução dos dados variáveis.

Estes aplicativos também possuem limitações nas suas versões de demonstração ou distribuições junto as impressoras térmicas por exemplo. As limitações se dão ao acesso a base de dados por exemplo, onde o programa que não é o completo ou versão comprada substitui algum caractere da base para evitar seu uso sem licença ou ainda não permite alguma função ou cópias, outros apresentam uma marca d'água e por ai vai.

Comprar estas licenças também não é uma coisa simples, as vezes temos que entrar em sites em inglês e comprar usando um cartão de crédito internacional a preços que variam de poucos dólares até alguns que ultrapassam a casa dos US$1000.00 (mil dólares).

Por isso já a alguns anos desenvolvo aplicações e soluções para estes clientes que possuem dificuldade em personalizar uma etiqueta ou não podem ou desejam usar uma ferramenta tão complexa quanto a oferecida pelas empresas de impressora.

Esta opção por desenvolver soluções próprias e personalizadas surgiu primeiramente de uma necessidade particular onde na empresa onde trabalhava a alguns anos precisávamos de um acesso a uma base de dados fornecida pelo cliente e que o programa da impressora não permitia esta "conversa" e depois pela necessidade de ser simples para o operador usar e imprimir sozinho, sem a supervisão de uma pessoa mais experiente, bastou ensinar alguns cliques e como trocar a bobina e o ribbon da máquina impressora que o operador da rebobinadeira virou impressor de bureau (impressora térmicas).

Desde dia em diante a própria empresa me incentivou a continuar a desenvolver as soluções não só para ser usadas internamente mas também para os clientes final, que compravam as etiquetas.

Bem, foi dai que surgiu o Robson Yuri Simões programador, o que agregou muito mais conhecimento e favorecimento até na produção de novas etiquetas e rótulos que atendessem também as limitações e na maquinabilidade nas impressoras térmicas, laser e inkjets.

Abaixo há um vídeo separei algumas soluções já em uso que desenvolvi para empresas dos mais diversos setores. Estas soluções são práticas, versáteis e permitem o seu uso e configuração de forma simples e sempre respeitando as dimensões das etiquetas ou rótulos para que foram criadas.

Também prestei assistência a empresas suporte no desenvolvimento de rótulos e etiquetas especiais, ingressos e sistemas de conferência e validação via software. Hoje também trabalho com algumas soluções que envolvem RFID e outros tipos de softwares supervisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...