quarta-feira, 24 de maio de 2017

Gerando oportunidades.

Quando uma empresa é constituída, em outras palavras quando abrimos uma empresa, seja na Bahia, Santos, Manaus, São Paulo, não importa, ela se torna importante para a sociedade pois gera diversos benefícios como empregos e riquezas para o país.
Mas, quando uma empresa deixa de existir, fecha ou entra em falência os impactos na sociedade também são grandes. Dentre os piores resultados de se fechar uma empresa estão o desemprego gerado, a baixa arrecadação de impostos pelos municípios e governo pois perdem tributos e a sensação de impotência e fracasso para o empresário na esfera psicológica.
As empresas fecham por diversos motivos e por esta razão é um assunto complexo, longo e com muitas variáveis. Os motivos mais comuns no entanto são a falta de planejamento, dificuldades administrativas (falta de preparo), dificuldades em atender o mercado a que se dispõe a empresa ou o produto por ela elaborado e a somatória destes com outros como a própria falta de dinheiro e investidores, falta de clientes e até a situação politica e econômica do pais.
Um outro fator é a rápida ascensão e queda de uma marca e modelo e as atualizações cada vez mais rápidas exigidas pelo  mundo globalizado. Em uma abordagem mais clássica diríamos que o que e novo fica velho mais rápido do que no passado. Os consumidores estão em busca cada dia mais por produtos novos, por novidades, pelo prático e mais eficiente.
Como agir então diante deste cenário desanimador?
Como disse o assunto é complexo e requer análise de todo cenário da empresa e do negócio e seu modelo. Mas o foco que se deve ter em qualquer negócio e estar atento às oportunidades.
Não confunda uma ideia de negócio com oportunidade. Uma ideia só se transforma em oportunidade quando o seu propósito vai de encontro com um necessidade de mercado. Isso ainda quer dizer que a oportunidade vinda de uma ideia só é oportunidade se tiver clientes em potencial, caso contrário é um sonho ou utopia (como costumo acrescentar).
As oportunidades também são voláteis, ou seja, tem uma vida ou tempo, seu momento correto. Um produto que é fruto de uma oportunidade em uma ano depois de seu lançamento ou formatação (no papel ou no projeto) pode ser ultrapassado ou desnecessário ou podem não mais atingir aquele público alvo ou faixa etária. Por exemplo no caso de aplicativos e softwares para celular, uma oportunidade de negócio deve logo ser aproveitada, quem não lembra do App Pokémon? Foi uma febre mundial, mas durou poucos meses e ninguém mais fala do assunto. Nasceu, tomou proporções globais e sumiu na mesma velocidade, ou perdeu a graça, quem sabe.

Então seguindo o exemplo do app para celular, se a empresa que comercializa ou fabrica o produto não estiver preparada para melhorar, atualizar  ou até mesmo substituir o produto por outro ou outra versão poderá então essa empresas estar indo para o buraco das empresas que irão desaparecer.
Resumindo, uma empresa só permanecerá no mercado se estiver aproveitando a oportunidade e as ideias que surgem dia a dia de seus colaboradores (que não deixam de ser consumidores também e por estarem no foco da produção podem, de alguma forma, ajudarem a melhorar o produto, processo e produção).
Para visualizar oportunidades é necessário que você tenha visão de empreendedor, ou contrate alguém para isso. Deve também estar "antenado" sobre seu negócio, produto, produção, equipamentos e limitações e principalmente no que esta "acontecendo ao seu redor" e com seus clientes. Você deve dispor de uma lupa para enxergar os detalhes mas também um binóculo para ver mais longe e além de "seus portões".
De uma forma mais simples e direta o tal binóculo é a postura de participação onde você deve estar presente (como visitante ou expositor não importa neste momento), de feiras e eventos do setor de seu negócio e também nos setores de onde seus clientes estão ou participam, assinar ou ter revistas setorizadas e que falem ou digam algo de seu negócio ou do negócio de seus clientes, conversar com seus concorrentes, estar com boa relação comercial com seu fornecedor e sempre questiona-los sobre lançamentos ou novos produtos e serviços que eles disponham para você e seu negócio. E mais importante ser flexível as novas tendências de negócio e mercado.
Não adianta nos dias de hoje você dizer: "Eu faço isso a 30 anos e não é agora que vou mudar!" Isso é típico de quem é resistente a mudanças e não esta vendo as oportunidades. Não é porque o mercado sempre consumiu verde e porque eu gosto desta cor não vou atender quem deseja comprar Amarelo, violeta e até pink. Lembre-se oportunidades! se aparece em nossa porta alguém com intenção de comprar outra coisa e após avaliar os prós, contras, capacidade e condições, devemos caso as respostas sejam positivas e até como  uma obrigação atender este cliente, afinal abrimos uma empresa foi para produzir, gerar empregos e também obter resultados e liquidez e recuperar nosso dinheiro com um pouco de lucro claro.
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