sábado, 30 de julho de 2016

O que isso quer dizer mesmo? parte 04

Antes de voltarmos ao assunto relacionado a flexografia, vai mais uma dica para quem estará viajando para algum evento e requer a compreensão da língua inglesa.
Estas últimas dicas desta semana são úteis para quem ainda não teve contato com este universo, são frases que você certamente irá ouvir e palavras que terá que pronunciar mesmo sem experiência alguma em outro idioma.
A cortesia de um "Sim por favor!" e um "Não muito obrigado!" são fundamentais para que possamos ganhar a atenção que tanto esperamos para o início das comunicações, mesmo que depois destas pequenas palavras tudo vire gestual.
Então, sem mais demoras as ultimas dicas da semana:

INGLÊS
PORTUGUÊS
Good Morning;
Good afternoon;
Good evening;
Good night.
Bom dia!
Boa tarde!
Boa Noite! Ao encontrar pessoas a noite após as 18h00
Boa Noite! Ao se despedir das pessoas a noite.
See You later;
Good-bye.
Vejo você mais tarde, Até logo, Tchau, até breve.
This is Mr. nome Este é o senhor…. Nome de quem se esta apresentando
This is Miss nome Esta é a senhorita…. Nome da pessoa que se esta apresentando (mulheres geralmente solteiras ou jovens)
This is Mrs nome Esta é a senhora… nome da pessoa que se esta apresentando (mulheres geralmente casadas )
I'm very pleased to meet you! Muito prazer em conhecer você!
dizemos ao conhecer alguém, ao sermos apresentado a alguém
How are you! Como vai você?
Quando queremos saber como a pessoa esta.
Very well, thank you.
Fine.
Muito bem, obrigado.
Bem.
Resposta quando somos perguntados com How are you?
Excuse me Desculpe.
Por exemplo ao esbarrar em alguém, pedimos desculpas dizendo Excuse me.
Yes.
No.
Please.
Thank you
That's all right.
Sim.
Não.
Por favor.
Obrigado.
De nada, por nada.
Uteis o tempo todo, dizer sim, não, por favor, obrigado e por nada.
Exemplo. Ao aceitar por exemplo um catálogo distribuído na feria ou evento podemos dizer:
Yes please. (sim por favor) ou ainda
No, thank you (não obrigado)
Your passport, please. Seu passaporte por favor.
Frase que você vai escutar constantemente ao chegar em um país no setor da imigração. Também ao se registrar em um hotel será pedido seu passaporte para comprovação de sua identidade. Lembre-se lá fora (em outro país) o passaporte é sua identidade, é como o seu CPF único, intransferível e que comprova quem você é e de onde veio, por isso cuidado, não o perca de vista e não o esqueça em nenhum lugar tenha-o sempre protegido e com você ao sair, ou bem guardado no cofre do hotel (de seu quarto).
Please open this bag. Por favor, abra esta bolsa (ou bagagem).
Com esta onda de terror ao redor do mundo e tendo as companhias aéreas sendo mais rigorosas assim como toda a imigração de muitos países ter sua bolsa ou mala aberta não será nenhuma novidade ou perseguição é uma medida de segurança e tenha paciência, pode ser que todo os passageiros de seu voo passem pelo mesmo rigor, não se preocupe, se não estiver carregando nada ilegal aos olhos do país em que esta tentando entrar, não tem nada a temer. Basta abir a bolsa (mala) e deixar que eles olhem a vontade, apenas curta o momento. Mas atenção, não caia na “besteira” de faze um selfie nesta área se não quiser ser preso ok! ;-).
Porter Carregador.
Pessoa que carrega malas e bagagens em aeroportos e hotéis. Este serviço é pago, por isso tenha dólares ou moeda local. É gentil e prática em muitos países oferecer (dar) gorjeta, só não exagere, uma carregador ganha de gorjeta de US$2,00 a US$5,00 além do preço cobrado pelas bagagens que ele carregou.
Luggage Bagagem – mala, bolsa também pode ser considerado
Baggage Claim Esteira de bagagem
Em aeroportos é comum placas com esta descrição indicando onde suas bagens estarão após serem retiradas da aeronave
Arrival Chegada
por onde chegamos no aeroporto por exemplo
Departure Partida
por onde damos entrada por exemplo no aeroporto para partir
Entrance Entrada
Em feiras e eventos, aeroportos, portos, etc. Usa-se a mesma palavra
Exit Saída
para indicar a saída padrão e não a de emergência que se escreve assim: Emergency Exit
May I see your ticket? Posso ver seu bilhete (ingresso)?
Tanto ao utilizar transportes (no aeroporto por exemplo) quanto na entrada de um teatro, cinema ou feira / evento a pergunta se você tem ou não o bilhete para entrar (ingresso) será esta.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

O que isso quer dizer mesmo? Parte 03

Muito legal a participação dos leitores junto ao blog. Agradeço a todos pelo apoio e por estarem participando e sugerindo novos artigos e assuntos. Aos pouco iremos atender as solicitações é só ficarem acompanhando o blog e participando que em breve sua sugestão estará aqui, sendo discutida e apresentada. Afinal, sua dúvida pode ser também de outro leitor.
Mas vamos lá, a tradução dos termos técnicos e mais usados no segmento flexográfico foi mais uma vez solicitado, principalmente porque muitos convertedores estão em vésperas de viajarem para a Labelexpo Americas 2016 já no mês de setembro próximo.
Então, separamos alguns termos usados não só em máquinas, mas também no preenchimento de cadastros e fichas de hotéis, entrada da feira e ao visitarem um ou outro stand acabam por ter que preencher um ou alguns dos dados como nome, endereço, telefone, etc.
Então segue mais uma lista de palavras importantes para os viajantes e profissionais que buscam inovações e novidades usando o inglês como língua.

INGLÊS
PORTUGUÊS
Company Empresa; Nome da Empresa; Razão Social;
Usado no preenchimento de cadastros.
Compact Compacto, compacta.
Corona treatment Tratamento corona;
Unidade de tratamento corona.
Datasheet Ficha técnica;
No Brasil é conhecido como catálogo que contenha também a ficha técnica ou dados técnicos (características).
Disclaimer Aviso Legal;
Aviso geralmente colocado em documentos, contratos e propostas. Aviso de responsabilidade visto em muitos sites, documentos ou textos divulgados por meios eletrônicos ou físicos.
First name Nome; Primeiro nome. Seu nome em cadastros.
Flexopress Impressora flexográfica;
High quality Alta Qualidade;
Qualidade superior
Machine solution Solução em máquinas;
Solução de máquina.
Mobile
Mobile Phone
Telefone Celular, número telefone celular;
Usado no preenchimento de cadastros.
Sheeting station Desfolhador;
Cortador de folhas. Unidade que corta o material impresso convertendo ele em folhas. Composto geralmente de uma unidade de corte (Troquelador) e uma esteira de empilhamento.
Slitting Cortador longitudinal;
Gileteiro ou cortador longitudinal provido de lâminas fixas ou rotativas. Sistema de divisão de substrato na largura com corte contínuo longitudinal.
Steps Passo;
Etapas.
Street Address Endereço; Logradouro.
Geralmente refere-se ao nome da rua ou avenida, número e bairro. Usado no preenchimento de cadastros
Surname Sobrenome;
Também conhecido com nome de família. Seu sobrenome usado em preenchimento de cadastros.
water based inks Tintas a base de água;
Tintas solúveis em água usadas na impressão flexográfica.
Work Phone;
Work Address
Telefone do trabalho (geralmente fixo)
Endereço do trabalho ou da empresa.
Usado no preenchimento de cadastros.
ZIP
ZIP Code
CEP;
CEP de seu endereço usado no preenchimento de cadastros
Caso tenham mais dúvidas ou querendo um guia completo com mais de 200 palavras e 100 frases em inglês (com tradução para português) para serem utilizados em feiras e eventos do setor flexográfico entrem em contato. flexonews.br@gmail.com

Mais sobre a imagem que ilustra a matéria:
  • This - este (indica que o objeto esta perto)
  • These - estes (indica que o objeto esta perto)
  • That - aquele (indica que o objeto esta distante, longe)
  • Those - aqueles (indica que o objeto esta distante, longe)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

O que isso quer dizer mesmo? Parte 02

Olá, fiquei muito feliz com os elogios e com a repercussão que a matéria "O que isso quer dizer mesmo?" causou. Foram muitos elogios em relação ao suporte e em especial pedidos para que continuássemos a postar estes tipos de dicas e traduções que muito auxiliam a compreensão e o real entendimento do que esta escrito e como deve ser interpretado para o segmento gráfico e na flexografia.
Antes de mais nada obrigado a todos que elogiaram o material que postei e incentivam o progresso e as matérias aqui divulgadas.
Vamos lá, atendendo a estes pedidos mais uma lista de palavras e seus significados devidamente adaptados para o setor flexo.
INGLÊS
PORTUGUÊS
Chilled impression drums Sistema de resfriamento ou refrigeração dos cilindros (tambores). Geralmente utiliza-se água refrigerada para resfriar cilindros contra-pressão ou calandras antes do rebobinamento.
Cold foil Similar ao hot-stamping, porém utiliza-se de uma resina (adesivo) a frio curado por UV para transferir a cor metálica da fita para superfície do substrato.
Cold = frio;
foil = lâmina fina, folha de prata. Pode ser traduzindo ainda como película.
De-lam /re-lam ou Delam/Relam ou ainda Relam/Delam Refere-se a mesma coisa. Delaminação e relaminação. Consiste em “abrir” o material adesivo e processar impressão ou algum outro tipo de aplicação de impressão seja no liner ou no verso adesivado do substrato e posteriormente (na sequência) relaminar sobrepondo o substrato adesivado novamente sobre o lines. Muito comum em máquinas modulares e possível em impressoras de torre.
Fan folder Sanfonador;
Unidade que faz a dobragem do material em formato de sanfona (zig-zag). Era muito utilizado no sistema de formulário contínuo para fazer os pacotes de folhas (sanfonadas)
Highly flexible Altamente flexível; permite grande flexibilidade
Hot foil Hot-stamping, sistema de estampagem a quente com uso de uma fita metalizada, temperatura controlada e um clichê relevográfico metálico (clichês de zinco por exemplo).
Heavy duty construction Construção robusta, construção sólida. Diz-se da estrutura da máquina referindo-a a uma construção ou fabricação de excelente qualidade que não se abala com o próprio funcionamento. De vida útil longa.
Lamination Laminação. Em banda estreita refere-se a aplicação de uma película adesiva ou não sobre o material impresso ainda em linha.
Pack Embalagem, pacote.
Package printing press Impressora para embalagens
Servo Driven Servomotor; motor controlado eletrônica e digitalmente com auxílio de drivers e programação. Controle preciso de movimento, velocidade e torque.
Turn bar Barra de inversão;
Utilizado para impressão no verso, vira o material em 180 graus para que seja possível a impressão no verso. Disponível para máquinas modulares, tambor central e stack

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que isso quer dizer mesmo?

Com a globalização, ofertas de produtos e serviços importados, comércio eletrônico pela internet o uso do idioma inglês quase que impera no meio comercial. Há sim tradutores online que facilitam o entendimento de grande parte do contexto de uma material recebido por email ou mesmo para consultas nos sites dos fornecedores, a língua não é mais uma barreira para quem quer comprar.
Mas há casos específicos que a tradução dos sites não é perfeita ou ocorre de forma a confundir o leitor. Um exemplo é o clichê de flexo ou fotopolímero que é chamado de Plate. Se traduzirmos ao pé da letra Plate por sites de tradução veremos que o resultado será Prato, mas que na realidade deve ser traduzido como chapa (clichê já devidamente corrigido para o bom Português).
Vamos a algumas palavras muito comuns no meio técnico e comercial da flexografia e presente nos catálogos, sites e características técnicas de muitas máquinas.
Importante: a tradução foi baseada na melhor adaptação da palavra para o segmento flexográfico.

INGLÊS
PORTUGUÊS
Counter Contador; Sistema de contagem de produção seja por metro ou por unidade.
Die stations Estação de corte;
grupos de corte ou gaiolas de corte
End of reel detector Detector de fim de bobina; normalmente montado no desbobinador para indicar (parar) a máquina no final da bobina. Evita que o material “passe” pela máquina ao fim da bobina.
Gearing Engrenamento; diz-se do tipo de engrenagem ou módulo utilizado na máquina.
Helical Gearing Engrenamento Helicoidal
Linear and Lateral register Registro lateral e longitudinal; Sistema que permite o registro de impressão no comprimento e na largura em geral com a máquina em movimento.
Mechanical Speed Velocidade mecânica;
velocidade da máquina em geral indicada pela velocidade máxima da máquina e não representa necessariamente a velocidade de produção
On-the-run Em movimento; com a máquina rodando, sem parar a máquina. Diz-se normalmente quando falamos do sistema de registro de impressão ou corte
Print stations Estações de impressão;
Grupos impressores
Print Width Largura de impressão;
largura útil da impressão ou do substrato
Range Valor entre duas unidades, ex. 15 a 30 (15 a 30 e a faixa, o range)
Register Registro; encaixe de cores ou corte
Repeat Comprimento de impressão; tamanho do impresso no sentido longitudinal
Rewind Rebobinador; enrolador.
Standard Padrão; de linha ( no caso de fabricação)
Splice table Mesa de emenda; mesa que possibilita fazer emendas de material na troca de bobinas geralmente na entrada da máquina
Substrate Substrato; Suporte ou material que pode ou será impresso; qualquer tipo de produto que pode entrar na impressora para ser impresso.
Tension Control Controle de tensão
Unwind Desbobinador
Waste Matrix Rebobinador de esqueleto;
Rebobinador de aparas.
Web Guide Alinhador de banda; alinhador de substrato

Caso tenha mais dúvidas ou curiosidades ou precisando traduzir alguma documentação de uma máquina, equipamento ou produto entre em contato: flexonews.br@gmail.com


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Equipamentos Inovadores e Soluções em impressão flexo

Em várias de minhas postagens já abordei o fato de muitas empresas fabricarem equipamentos sem projetos e também baseado no "CTRL + C" e "CTRL +V" ou em outras palavras no "copiar e colar" sem muitas inovações ou adequações.
Mas um fabricante em especial merece meu crédito e respeito, não só pelas máquinas bem montadas e criteriosamente bem projetadas (apesar de se assemelharem muito ao que encontramos de tambor central pelo Brasil a fora), mas pelas pequenas alterações para melhor e das inovações e praticidades desenvolvidas no projeto.
O conceito não tem como fugir muito, mas o que vemos nas máquina da Ouro Verde é um bom exemplo de que máquinas de conceitos simples podem sim produzir, serem práticas e bem funcionais quando o projeto encontra o conceito (já falei sobre isso em uma matéria aqui mesmo no blog).
Outro ponto positivo que vejo da Ouro Verde é a disponibilidade de equipamentos pronta entrega. É a única empresa que conheço na atualidade que tem as máquinas de sua fabricação NOVAS, a pronta entrega, ou seja, a máquina que você vai conhecer e testar pode ser sua e carregada na mesma semana se precisar. Tudo isso com recursos próprios e com muito capricho na montagem e fabricação.
Como disse anteriormente são máquinas "limpas" sem rebarbas, sem aquelas bancadas em tubos e tampão (mesa) de madeira.
Eu já admiro o projeto e a criatividade a alguns anos e respeito muito as inovações realizadas pelo "Bira"(ex-integrante da equipe de projetos da extinta GGS).
Para quem quer ver e saber mais sobre as máquinas da Ouro Verde podem acessar o Canal no Youtube com vários vídeos de seu funcionamento. Para quem deseja ainda mais informações podem entrar em contato tenho algum material aqui para envio via email (flexonews.br@gmail.com).
Acima vemos o mais novo lançamento da empresa, a impressora de torre stack, com alta capacidade produtiva e grande mobilidade e flexibilidade de produção. Assemelha-se a uma máquina modular, só que ocupando muito menos espaço físico. O que mais impressiona além dos detalhes técnicos bem interessantes é o seu custo. Dependendo dos opcionais e acessórios rendem uma economia que pode ser superior a 50%  se comparado com o preço de aquisição de uma modular de mesmo porte (largura e quantidade de cores e opcinais).



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Benefícios da certificação ISO

Quando recebemos uma certificação automaticamente somos vistos pelo cliente como uma empresa mais confiável. A decisão por uma certificação nada mais é que a busca por excelência, melhoria contínua mas também pode ser definida como a estabilidade e uniformidade do processo de produção.
A certificação ainda promove ações gerenciais que acabam por assegurar a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços que a empresa desenvolve. Mas a certificação ou a introdução a elas sozinhas não garantem a qualidade seja do produto ou do serviço, mas a prática, os procedimentos por ela desenvolvidos e gerados permitem chegar a excelência por consequência (desde que praticados, claro).
Existem muitos benefícios e vantagens que vem junto com a certificação de sua empresa com a ISO, entre elas podemos destacar:
  • Competitividade - o uso da certificação como ferramenta de marketing;
  • Imagem da empresa - maior credibilidade junto aos clientes, melhoras na relação com o mercado consumidor e com o mercado fornecedor;
  • Comunicação e informação - existe documentação que garante a otimização gerencial e interação operacional;
  • objetivos estratégicos e curto e longo prazo melhorados e responsabilidades bem definidas;
  • detecção de falhas e problemas facilitados e na fase inicial, gerando economia e diminuição de perdas.
Muitos clientes só compram de empresas certificas com ISO 9000 pelo menos, algumas exigem até outras certificações além da ISO.  Multinacionais geralmente colocam como fator qualificador (ou eliminador) uma certificação como a ISO para que você se torne fornecedor dela.
Agora certificar-se com a ISO requer certo investimento tanto de tempo quanto de dinheiro, pois não é nada "barato" se adequar as normas. Requer também bastante disciplina, documentações e investimentos também em treinamento constantes tanto para novos colaboradores quanto para os que já estão na empresa.
Mas a médio prazo o investimento retorna com a possibilidade de atuar em outros mercados ou clientes que antes eram inatingíveis por falta da certificação. Também a médio prazo as perdas e desperdícios são reduzidos e a qualidade em um todo é melhorada, desta forma acaba-se por se pagar o investimento feito na certificação.
Mas não se iludam, como uma carteira de motorista, a norma requer que de tempos e tempos sejam revistas (recertificados) que incluem novas auditorias e atualizações na documentação, nestes casos há que se pagar por estes serviços.

Quanto custo por exemplo uma certificação ISO9001?
Vamos lá, isso depende de vários fatores, tamanho da empresa, método de implementação escolhido e outras variáveis envolvidas. Uma empresa de pequeno porte por exemplo optam pela contratação de consultorias que no método convencional um consultor visita a empresa e auxilia o empresário nos caminhos para obtenção da ISO. Estas visitas variam, dependendo do consultor e empresa contratada para dar suporte a certificação da ISO de R$500,00 a R$1000,00 e muitas vezes são necessárias muitas visitas, algo em torno de umas 30 a 40 visitas (como disse pensando-se em empresas de pequeno porte). Se ainda somar a isso os valores de deslocamento, hospedagem, etc. o valor pode passar de R$45.000,00 facilmente.

Posso fazer sozinho a busca de minha certificação ISO?
No modelo "Faça Você Mesmo!", sim é possível. Mas esteja preparado para muito, e quando digo muito é muito trabalho mesmo. Você deve estar familiarizado com os sistemas de gestão em primeiro lugar. Se não estiver será quase impossível sozinho certificar-se ISO. Isso devido que durante o processo de implantação você deve elaborar procedimentos, mapear processos, verificar a documentação necessária, elaborar documentos de controle e gerenciar registro, além de ler e interpretar a norma toda, ufa, que trabalhão... Sem um pouco de experiência ou sem nunca ter visto um ISO na prática funcionando e chance de fracassar existe.

Existem bons livros e até sites que podem ser utilizados para o entendimento sobre a implantação de normas ISO, livros sobre qualidade e outros sobre gestão de projetos e engenharia de produção são leituras obrigatórias se você quer obter o sucesso na implantação FAÇA VOCÊ MESMO, e é claro ler e reler a norma ISO toda para saber onde e o que implementar para o modelo de seu negócio.



terça-feira, 19 de julho de 2016

Como preparar e reciclar tintas pantone com Inktone



Preparar tintas baseada nas famosas escalas pantone pode parecer simples. Mas, um pequeno descuido na conversão das quantidades e porcentagens e já não conseguimos mais obter as cores desejadas.
Também, converter frações de porcentagem em gramas ou quilos pode não ser tão simples quando os volumes envolvido são frações pequenas com poucas gramas ou grandes de mais quando temos dezenas de quilos.

O INKTONE soluciona este problema e outros.

Com mais de 1700 cores pré-cadastradas baseadas na famosa escala de cores mundialmente conhecida, códigos idênticos para fácil localização é possível formular tintas desde poucas gramas até centenas de quilos de forma simples e rápida.
E o melhor, você consegue reciclar, isso mesmo, reciclar, reaproveitar as tintas existentes em seu estoque. O INKTONE compara a formulação e a quantidade que você deseja fabricar e indica tintas que podem servir para compor esta fórmula que você desenvolve. Em certos casos o aproveitamento é de 100%. Se usado de forma progressiva as comparações você pode usar mais de uma tinta, aproveitando quase tudo que já tem em sua fábrica gerando muita economia, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente.
E não para por ai, imprima etiquetas das tintas (rótulos dos frascos)_, fichas de produção da tinta, tabelas comparativas e suas formulações.
Isso tudo é de grande ajuda para quem tem ou implanta o ISO na empresa, pois consegue-se identificar e catalogar corretamente as tintas e documentar a produção.
Quer comprar este produto revolucionário e único no mercado Brasileiro?

Pelo Mercado Livre com menos de US$6,00 (isso mesmo R$19,90 - na data que foi escrito esta matéria) você tem esta incrível ferramenta na sua empresa.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762610494-software-preparaco-tintas-grafica-formulaco-pantone-_JM

Conheça a versão para andorid de formulação de tinta no Play.Google.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.br.robsonyuri.droidtone

IMPORTANTE
Após a instalação o registro do aplicativo é solicitado, basta enviar o email com o código que aparece na tela inicial para flexonews.br@gmail.com solicitando o código e a habilitação do software é feita.



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Calculando engrenagem helicoidal CalcGear - Tutorial



Calcular engrenagens helicoidais requer um bom conhecimento de matemática e também de trigonometria. Saber aplicar corretamente o cosseno, converter graus, minutos e segundos de um ângulo são por vezes complicado e acaba por não ter o arredondamento preciso e adequado para gerar corretamente o cálculo do diâmetro primitivo ou do diâmetro externo ou seu repeat.

O CalcGear, mais um aplicativo desenvolvido por Robson Yuri Simões é uma ferramenta prática, funcional e bastante robusta para este e outros tipos de cálculos de engrenagens cilíndricas sejam elas de dente reto ou helicoidal.

E não é só isso, o calculador faz a conversão de frações de polegada, como por exemplo 1/2 ou ainda 7/32, etc., para o seu correspondente em décimos e centésimos de polegada e também de milímetro. Converte também módulos DP, DP ou Métrico(M) para o correspondente em CP, DP ou métrico, não importando a ordem.

Além disso possui um calculador de dentes de engrenagem dente reto a partir do perímetro, ou repeat, como chamamos em flexografia. Basta colocar o tamanho do repeat baseado no perímetro do primitivo (exemplo 304,8mm) que o programa dá o valor correspondente de dentes de engrenagem para o módulo selecionado.

Saiba mais assistindo este e outros vídeos sobre o produto no youtube.

Desenvolvo também aplicativos personalizados para cálculos e cadastros de processos gráficos em geral. Também supervisórios em PC para monitoramento de máquinas e equipamentos gráficos.

Treinamento em sua empresa 3 dias de muitas técnicas


Como funciona?
Através de suas necessidades e utilizando seus equipamentos e insumos o programa de treinamento é desenvolvido. Produtos, insumos, maquinários, acessórios e equipe são beneficiados com o treinamento e consultoria que ocorre simultaneamente. Envolvemos os colaboradores desde o departamento de vendas (comercial), arte e produção para que recebam informações e conhecimentos técnicos exatamente direcionados para seus equipamentos, produtos e insumos e também todas as possibilidades técnicas e práticas de desenvolvimento de novos produtos e mercados baseado ainda em tudo que você possui.
O treinamento é modular e montado para atender com exclusividade aos suas realidades tanto de mercado e negócios quanto de equipe e equipamentos, por isso somos únicos no que fazemos e a mais de 20 anos atendemos com muita qualidade e resultados positivos empresas convertedoras de todo o Brasil. Pioneiro em consultoria flexográfica de banda estreita.

Quem ministra os treinamentos?
O programa de treinamento é único no Brasil que possui apostilas ilustrada com 100% de autoria e baseado em mais de 30 anos de experiência no segmento flexográfico, escrita pelo técnico Robson Yuri palestrante e professor do curso, que além de experiência de chão de fábrica é escritor de vários artigos técnicos já publicados no Brasil e fora. Sua formação é técnica de artes gráficas pelo SENAI Theobaldo de Nigris (Senai Artes Gráficas), estudou Engenharia de Produção Mecânica na UNIP, possui curso de robótica pela ETB (Escola Técnica de Brasília), diversos cursos de formação e especialização em instituições como Fundação Getúlio Vargas, Fundação Bradesco, Câmara dos Deputados Brasília e Senado Federal. Dentre os cursos destacamos: Cursos de atendimento ao cliente, administração do tempo, Políticas anticompetitivas, Balanced Scorecard, programação, investimentos entre outros que completam e compõe o seu know how único. Todos estes conhecimentos foram minuciosamente estudados e adaptados para promover um treinamento completo, abrangente e direcionado ao sucesso e ao mercado de conversão de etiquetas e rótulos.

O que você recebe ao contratar o treinamento, o que oferecemos a mais?
Nosso programa é o único com apostila impressa com mais de 60 páginas de informações básicas e técnicas ricamente ilustrada para o entendimento do processo flexográfico de banda estreita e reciclagem de conhecimentos para já impressores. Ideal para quem inicia no segmento flexo para conhecer todas as partes e ajustes do processo de produção de um rótulo usando impressoras flexográficas de tambor central.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cadastro de Custos extras - Galileo sistema de geração de Orçamento e OS...



Por muitos esquecidos, e até ignorados os custos de clichês, fitas adesivas, fitas de laminação, fitas de hot-stamping e até os ribbons utilizados fazem uma diferença incrível no preço de venda e na reposição de nossos investimentos quando fabricamos rótulos e etiquetas.

Este vídeo mostra como cadastrar e alterar os custos extras do sistema Galileo - aplicativo para formação de orçamentos e ordens de serviços para flexografia de conversão de rótulos e etiquetas.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Apresentação Galileo Orçamento e OS para rótulos



Conheça o Galileo, aplicativo que auxilia na geração de Orçamentos e Ordens de Serviços para flexografia de Rótulos e Etiquetas adesivas. Com ele é possível fazer cálculos de orçamento de forma simples, prática e com muita precisão nos cálculos.

Há também a opção de cálculos e como selecionar corretamente os anilox baseados na lineatura dos clihês, melhor opção de cilindros porta clichês pelo tamanho da etiquetas além de inúmeros outros cálculos.

O programa pode ser totalmente personalizado nas opções de relatórios para o usuário.


Custo da produção e venda de um rótulo!

Muitos dos meus clientes de consultoria e treinamento e até mesmo alguns amigos do setor me perguntam o que compõe o custo de um rótulo ou etiqueta e quanto isso representa no preço de vendas.
Bem, isso depende muito de cada empresa, dos insumos envolvidos, da tecnologia do produto final (no caso o rótulo pronto), do nível de exigência de cada cliente e é claro da margem e lucro praticada e os impostos incluídos no preço de venda.
Fora isso, é até bastante simples entender os custos de produção de um rótulo. Vou tentar montar aqui uma receita simples (mas bastante eficiente) do que compõe um rótulo básico e até com um pouco de "extras" para agregar valor ao mesmo, vamos lá:

O que devemos cobrar - sempre, em 100% dos casos, salvo claro o serviço de cortesia ao cliente, cobramos toda a matéria prima envolvida na produção e os impostos. Isso independente de cobrar a hora máquina, custo de fabricação e agregar nosso lucro, os impostos e a matéria prima são cobrados em sua totalidade, sem descontos.

O que podemos deixar de lado na formatação do preço de vendas - como disse, salvo o serviço de cortesia, podemos cobrar ou não os custos de produção, nosso lucro e também as comissões de venda.

Levando-se em conta que já sabemos a quantidade das etiquetas, tamanhos, medidas, quantidades, acabamentos, etc., o que compõe um custo de rótulos básico:

terça-feira, 12 de julho de 2016

O que são retículas?

Para se reproduzir uma imagem em artes gráficas é necessário decompor esta imagem de tom contínuo (cromo ou foto por exemplo) em pontos. Estes pontos são as retículas. As retículas são obtidas hoje em dia por softwares chamados RIP(raster image processing), onde a imagem digital é  processada e decomposta nos ponto de forma muito precisa. Este software pode dar saída destas imagens agora separadas e processadas na forma de impressoras coloridas digitais (exemplo HP Indigo, Epson, etc), na forma de filmes (fotolitos) em imagesetters ou ainda diretamente na placa ou clichê como ocorre nas platesetters.
Antigamente, quando o trabalho manual e o fotolito reinavam a formação da retícula consistia em colocar uma chapa de material difuso reticulado, uma até muito utilizada chamada de retícula magenta entre a lente (objetiva), o fotolito e o cromo original para que os meios tons fossem convertidos em pontos quando o fotolito fosse exposto a luz.
Sem as retículas seria impossível reproduzir qualquer tipo de imagem ou foto em sistemas gráficos.
Há retículas de diversos formatos, tamanhos e tipos. A mais usada é sem dúvida a retícula de ponto redondo, mas existem reticulas elípticas, de linha, pontos quadrado (usadas em rotogravura), estocástica e hibridas para citar as principais.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Eventos que não podemos perder!

Os eventos do setor possibilitam que nós, empresários, impressores, profissionais da área, vendedores e toda a cadeia produtiva, seja de fornecedor ou cliente possa conhecer as novidades e lançamentos, técnicas e evolução do desenvolvimento e fabricação de rótulos, etiquetas ou embalagens.
Ficar de fora de eventos setoriais é ficar de fora das novidades e das novas técnicas e conceitos lançados recentemente e outros reescritos para atender a demanda cada vez mais exigente de qualidade e funcionalidade dos produtos solicitados pelo cliente final, nosso mais importante elo de sucesso. Sem o cliente satisfeito, sem poder atender às suas necessidades e sem entender o que ou como fazer o que ele deseja é impossível manter nossas empresas abertas.
Mas, como disse os evento possibilitam adquirir este conhecimento, saber como esta o mercado e o que há de avanços nele.
Este ano temos dois bons eventos para o setor de rótulos e etiquetas que são:
Labelexpo Américas 2016 que acontece entre o dias 13 e 15 de setembro no Donald E Stephens Convention Center, Rosemont Illinois - EUA.
E o 15º Encontro Nacional da ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas) programado para acontecer em outubro deste ano (ainda sem a data definida, somente temos a certeza de ser em outubro).
Ambos são importantíssimos para o convertedor. Minha opinião é que você deveria poder frequentar os dois, ir a Lablexpo e posteriormente ao encontro da ABIEA, que este ano comemora também 30 anos de sua fundação.
Mas sabemos que o dólar a R$3,40 (no dia em que escrevi esta matéria) não é lá muito animador, então se você esta com "um caixa um pouco baixo" para acompanhar os dois eventos, pelo menos vá ao da ABIEA que é um excelente ambiente para conhecer fornecedores, manter contato com outros convertedores, saber o que ocorre em outras regiões do Brasil, como os outros convertedores enfrentam a "crise" ou os "tropeços" do dia a dia.
Em todos os encontros, eventos ou workshops realizados para o setor há palestras técnicas, pequenos stands com material dos fornecedores e até exposição de máquinas ou parte delas, debates sobre produtos, serviços e técnicas (também máquinas) e um pouco de diversão e sorteios de brindes entre os participantes, assim são os encontros da ABIEA.
Já nas feiras stands de diversos tamanhos e com equipamento, produtos, serviços e material didático estão em um universo e possibilidades para a conversão de rótulos e etiquetas. São expositores de diversas partes do mundo, reunidos em um só lugar com técnicos especializados, folders, panfletos, datasheets e inúmeros matérias de divulgação e informação muito úteis para você que busca novos mercados para investir ou busca novas máquinas ou acessórios mais produtivos e inovadores.
Bem, como disse o ideal seria poder participar de todos os eventos que ocorrem, mas um deles você deve ao menos optar, afinal, sem informação sua empresa ou negócio fica em um "voo cego" e isso não é bom. Perdem-se muitos negócios hoje em dia por falta de informação ou de saber como se faz. Não que você vá comprar um equipamento de US$1 milhão para atender um cliente, mas saberá onde encontrar um parceiro comercial para ambos dividirem os lucros de um bom pedido, é isso que os encontros também promovem a integração de tecnologias e as parcerias em prol de um só negócio - a satisfação do cliente que é a verdadeira razão e nossos esforços e busca de tecnologia.
Saiba mais como visitar a Labelexpo 2016 ou como participar do encontra da ABIEA entrando em contato comigo.




quinta-feira, 7 de julho de 2016

Evolução da qualidade

A busca pela qualidade não é um requisito ou obrigação moderna. Desde o início da era industrial a qualidade é praticada, mesmo que somente como forma de conferir os trabalhos realizados pelos artesões ou pela mão de obra da época.
Porém, nos últimos anos com o mercado cada vez mais competitivo e "carregado" de ofertas e opções além da própria globalização o enfoque de qualidade mudou um pouco. Antigamente a indústria dizia o que o mercado consumidor deveria comprar, hoje quem diz o que a indústria deve produzir é o consumidor. Esta inversão provocou mudanças no conceito da qualidade.
A qualidade é a propriedade ou atributo ou ainda a condição das coisas ou pessoas capaz de distingui-las das outras e que lhes determina uma natureza. Em outra definição podemos definir qualidade como sendo uma escala de valores que permitem aceitar, aprovar, reprovar qualquer coisa. Também podemos definir a qualidade coo sendo a disposição moral ou intelectual das pessoas como dote, dom, virtude etc.
Bem, resumindo qualidade pode ser: Boa ou Ruim.
  • Boa - quando o produto ou serviço nos atende em toda a sua plenitude;
  • Ruim - quando o produto ou serviço não nos atende em um ou mais itens.
Os produtos podem ser analisados quanto a sua qualidade de diversos modos onde os pontos a seguir são mais comuns:

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O que é gestão de Produção?

A cada novo dia este conceito ganha mais significado na prática empresarial. Gestão de produção pode ser considerado como: Gestão empresarial, organização da produção, planejamento e controle de produção, logística na produção, organização entre outras práticas executadas no chão de fábrica. Todos estas tarefas e nomes estão no dia a dia das empresas e descrevem os mesmos objetivos: análise, projeto e otimização dos fluxos de materiais e informações dentro da empresa ou entre setores dela, bem como o atendimento ótimo dos pedidos dos clientes. Então o conceito gestão de produção engloba melhor todos estes objetivos.
Como a gestão de produção é uma área muito ampla dentro da empresa, os pontos-chave são o Planejamento e o Controle de Produção (PCP). Ao seu lado estão as áreas administrativas e de expedição e distribuição, todas necessárias para o atendimento dos pedidos dos clientes.
O PCP abrange toda a área produtiva. As áreas de projetos, planejamento do trabalho, fabricação, montagem e garantia da qualidade interagem constantemente. Planejamento e controle de produção funciona como plataforma que possibilita uma coordenação e condução de todas as áreas produtivas a fim de atender os pedidos dos clientes com qualidade e no prazo.
O assunto e bem longo, complexo e empolgante - confesso, mas aqui não temos tanto tempo e "espaço" para comentar e escrever tudo que atenda a todos os empresários e/ou empresas do setor. Existem no entanto muitos livros sobre o assunto e pode-se sempre contratar um consultor para que este analise e dê a você as primeiras noções e "documentação" necessária para que possa ter uma boa gestão de produção em sua empresa.
Se deseja saber mais, entre em contato.
Abaixo fica a indicação de literatura sobre o assunto para que você possa aprimorar mais seus conhecimentos sobre gestão de produção.

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...