quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Imprima suas etiquetas ML em qualquer impressora térmica!

Facilitar a vida é criar soluções simples e flexibilidade além de respeitar o direito de escolha do usuário.
Esta ferramenta faz isso. Um aplicativo que desenvolvemos a partir de uma solicitação de muitos vendedores e comerciantes que utilizam o MercadoLivre. Trata-se de um aplicativo que traduz ou melhor, converte os scripts escritos para ZEBRA no formato ZPLII diretamente para um formato que pode ser aberto e impresso por qualquer impressora instalada no Windows, seja ele XP, 7, 8, 8.1 ou 10.
Simples de usar, fácil de instalar, ainda conta com um editor de Scripts para linguagem PPLA e ZPL com tags pré-definidos, manual da linguagem PPLA e PPLB e ZPL e ZPLII, conversão de arquivos PDF para JPG ou extração, sim isso mesmo, captura todos os textos do PDF e salva em formato TXT.
Além destas ferramentas, você não precisa sair do aplicativo para configura a impressora, instalar drivers, baixar os drivers dos sites dos fabricantes, acessar manuais de linguagem ZPL ou PPL, configurar o Net Use para impressoras instaladas no USB e tudo isso com um manual de operação e uso, site do sistema para consulta e suporte e o suporte técnico ainda lhe "dá uma mão" na hora de configurar seus primeiros SCRIPTS enviados pelo mercado livre.



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dicas Gerando Código de barras

O uso de código de barras no comércio é uma das maneiras mais práticas de automatizar os processos e agilizar nossa "passagem" por um caixa de supermercados ou padaria.
Mas como podemos utilizar os códigos de barras em nossos produtos?
Podemos utilizá-los de diversas maneiras como estes exemplos:
  1. Por meio de etiquetas de código de barras (etiquetas adesivas)
    1. Podemos produzir a etiqueta em nosso próprio estabelecimento utilizando softwares de geração de código de barras, balanças com impressoras, etc.
    2. contratando serviços de uma gráfica que tenha este tipo de serviço de bureau ou indústrias de conversão de etiquetas (Ex. Adeconex, Printek,  Impress, etc..)
  2. Aplicá-las diretamente na embalagem, ou seja, no desenvolvimento da embalagem você já monta seu código de barras.
 Para o processo de gerar etiquetas em grandes volumes e para impressão da embalagem já com o código de barras sugerimos procurarem os serviços de empresas gráficas especializadas.
Em todos os Estados Brasileiros existem empresas gráficas que prestam estes e outros serviços relacionados com a impressão, seja de rótulos adesivos ou de etiquetas, seja de embalagens flexíveis é possível em sua cidade achar sempre uma empresa que possa lhe atender.
Caso não tenha esta disponibilidade para as características ou exigências de seu produto, poderá nos contatar e teremos prazer em indicar uma que lhe atenda conforme a sua exigência e necessidade.
Gostou desta dica?
Participe, dê sua sugestão sobre o que assunto gostaria de ver discutido aqui no blog ou que dica gostaria de ter.
Sua participação é importante para que possamos sempre ter os assuntos que mais lhe possam ser úteis na construção de sua carreira ou negócio.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como controlar a produção das máquinas de forma efetiva

Em todas as minhas consultorias ao longo de 20 anos sempre sou questionado pelos lideres, empresários e gestores de empresas de como seria a forma mais efetiva de avaliar e controlar a produção de máquinas.
Planilhas sem dúvida são uma forma efetiva, desde que bem alimentadas pelo usuário, neste caso um cargo de "apontador de produção" se faz valer. Somente com um profissional deste tipo pode-se ter a imparcialidade nas anotações.
Mas, mesmo assim, este profissional após alguns meses de convívio com os operadores acaba se "afeiçoando" mais com um do que com outro e assim dá-se aquele "jeitinho brasileiro" a tal "Camaradagem" e o apontamento começa a ter algumas inconsistências.
Câmeras espalhadas pela empresa, sim também surtem um bom efeito intimidador, e assim consegue-se por algum tempo que os funcionários cheguem a produção nos primeiros dias. Logo após conhecerem os pontos cegos das câmeras e as vezes cochilando na frente delas a produção acaba voltando ao patamar de antes.
Prêmios são sem dúvida um bom incentivador a produção. Mas prêmios acabam por deixarem os operadores mal acostumados e deixam de produzir ou escolhem certas OSs para se beneficiarem de trabalhos mais simples e assim conquistarem prêmios por produtividade. Eu acredito que prêmios devam ser dados quando as expectativas são superadas ou atingidas. Premiar alguém por conta de um trabalho que sequer chegou ao combinado não é lá muito certo.
Bem então como resolvemos este impasse de controlar a produção e assim saber o que esta ocorrendo?
Uma somatório de 3 dos 4 itens citados anteriormente seria a solução, ou seja, uma boa planilha de apontamento, um apontador imparcial e prêmios para superações.
A SOLUÇÃO DEFINITIVA

sábado, 23 de janeiro de 2016

Dica - conservação dos rolos de borracha pescador

Para conservar melhor os rolos revestidos de borracha do pescador alguns cuidados são importantes.
O primeiro e mais importante é utilizar o composto correto da borracha para o tipo de tinta que você esta trabalhando. Há compostos mais apropriados para tintas a base de solvente e outros que podem inchar com o contato prolongado com tintas a base de certos tipos de solvente como MEC ou Acetatos.
Manter sempre limpo e livre de resíduos de tinta, cobri-los ao fim do trabalho para que não fiquem expostos a luz direta e ao calor evitando também que poeira deposite sobre ele e nunca apoiar o seu peso no corpo do cilindro de borracha, ou seja, sempre que for estocar ou guardar um rolo coloque-o apoiado pelos eixos ou em pé.
Mais um detalhe, nunca deixe os rolos sob pressão contra o anilox quando não estiverem em uso.
  • não deixe o rolo de borracha imerso na tinta sem que este esteja trabalhando ou em produção; Isso pode provocar inchamento e deformação da parte que se encontra imersa;
  • não deixe a tinta secar sobre o rolo;
  • não use solventes inapropriados para limpeza como gasolina ela deforma a borracha e causa inchamento;
  • limpe imediatamente qualquer resíduo de óleo ou graxa dos rolos de borracha;
  • guarde seu rolo sempre limpo, seco e protegido com uma capa ou envolvido por duas a três voltas de papel kraft ou outro material;
  • é boa prática envolver sobre o papel kraft uma a duas voltas de plástico bolha;
  • nunca apoio o peso do cilindro sobre o corpo de borracha, pode causar deformação;
  • não bata ou comprima demasiadamente a borracha, pode causar deformação;
  • nunca use instrumentos com ponta ou de corte sobre a superfície da borracha, pode danificá-la;
  • antes de colocar o rolo na máquina ou estando este já montado, retire da superfície todo e qualquer tipo pó,  óleo ou graxa;
  • nunca coloque pressão entre os rolos de borracha e anilox e rode a máquina sem tinta no tinteiro. Isto irá danificar o rolo permanentemente;
  • use sempre a dureza e o composto correto para tinta e para lineatura do anilox que esteja trabalhando.
Gostaram das dicas?
Participe, dê sua sugestão do que gostaria de ler em nosso blog.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dica Rápida, armazenamento dos clichês

Você sabia que pode conservar melhor os seus clichês de fotopolímero se você após a impressão, retirá-los cuidadosamente dos cilindros (descolar), limpá-los bem com o solvente apropriado para tirar todo excesso de tinta e resíduos da fita dupla face e depois lavar com água e sabão neutro.
Secar muito bem e depois de secos guardar ao abrigo da luz direta (Sol, por exemplo) e do calor em excesso.
Guarde-os separados por uma folha de papel kraft caso você não disponha daquelas "espuminhas" que você recebe separando os clichês que chegam da clicheria.

Este método aumenta a vida útil e a conservação dos clichês.
  • Nunca deixe clichês colados nos cilindros pois o risco de danificá-los e muito grande, basta bater uma ponta de eixo nestes clichês e pronto, já precisamos de uma jogo novo.
  • Nunca deixem seus clichês de molho, mesmo que na água com sabão. 
  • Não empilhar os clichês, pois os que estão mais abaixo podem ser esmagados pelo peso dos de cima
  • Não dobre os clichês, caso uma dobra ocorra poderá vincar a base e marcar a impressão
  • Não use escovas duras para lavar seus clichês e não esfregue-os com panos, poderá marcar o clichê ou remover áreas de texto e retículas se o esforço for elevado.
  • use sempre sabão neutro e secar muito bem os clichês antes de guardar
  • limpem qualquer resíduo de óleo ou graxa do clichê
  • evite expor ou deixar próximo seus clichês de locais que contenham alta concentração de Ozônio (gás ozônio ou O3), exemplo: saídas de exaustão das lâmpadas UV; sobre tratadores corona; saídas de exaustão do corona, etc..
  • e cuidado com solventes clorados sobre os clichês (percloroetileno por exemplo)
Espero que tenham gostado desta dica.

Dolar na casa dos R$4,15..... Vale a pena importar?

Difícil responder a esta pergunta.
Meus amigos representantes de máquinas importadas possuem excelentes equipamentos, acessórios únicos e funcionais e matérias primas de primeiríssima qualidade, mas com esta cotação o preço fica realmente um pouco distante de nossa realidade.
Mas mesmo com o dólar alto assim, vale a pena importar?
Vou ser bem sincero, eu sempre fui a favor da valorização da indústria nacional. Comprar no Brasil é bom para economia, gera empregos, gera arrecadação (os ditos impostos) e tantos outros benefícios.
Mas "A César o que é de César", não temos como competir em alguns segmentos nem tão pouco com o know how e tecnologia de alguns equipamentos disponíveis para nosso segmento.
Eu usaria a fórmula simples do "Se não tem similar nacional e o custo de desenvolvimento de um produto ou equipamento brasileiro empataria com o custo de importação, IMPORTE"
Outro ponto a se levar em consideração, se você por exemplo atende uma multinacional e o produto deles possui características únicas, não arrisque com similares. Compre o correto e importado se for o caso, não se justifica comprometer uma produção (sua e do cliente) por conta de um planejamento falho na sua projeção de custos de importação.
Claro que vivemos em momentos conturbados e não esperávamos que o dólar chegasse a tanto, e nem que a economia fosse ficar assim, mas agora é rever os custos e apertar os cintos para atender bem a quem já estamos comprometidos.
Mais uma dica, caso tenha um produto nacional que se equipare em partes ou no todo com o importado faça uma tabela de comparação, onde de um lado você coloca todas as características do produto nacional e do outro o do importado e pontue cada uma dela. O produto, empresa ou equipamento que somar mais pontos no total geral deverá ser o eleito por você para aquisição.
Lembro que em tempos de juros altos, alta de dólar, baixa contratação e até demissões em grande escala, repassar preços ou aumentá-los é uma prática impossível e só piora as coisas.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Pesquisas apontam quais as competências mais importantes

O líder deve ser flexível a mudanças!
Segundo pesquisas realizadas pela conceituada multinacional Pricewaterhouse Coopers apontam que o dentre as competências mais importantes para um executivo estão:
  • 88% flexibilidade para mudanças
  • 88% Liderar e desenvolver pessoas
  • 87% Espírito colaborativo
  • 85% Criatividade e inovação
  • 85% Antecipar e administrar riscos
 As pesquisas então apontam para um outro papel que o líder deve assumir que é o de entender e implementar mudanças. Comandar pessoas e delegar tarefas não é mais a única função de um líder. Ter a capacidade de mudar, assumir compromissos e ter criatividade assumindo riscos é o foco dos novos administradores de pessoas.
Quer saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados a artes gráficas, vendas e produção? Fique de olho em nosso blog, toda semana novidades para você e sua empresa.




Código de barras na produção

Antes de falarmos sobre o código de barras na produção é necessário entender o que é o código de barras.
O código de barras é a representação gráfica de uma sequência de caracteres. Estes caracteres, dependendo do tipo de código podem ser numéricos ou alfanuméricos que incluem letras e símbolos.
A grande vantagem do uso de código de barras é sua rápida identificação e sem erros de digitação. Esta leitura que é da ordem de milissegundos é realizada através de aparelhos chamados de leitores ópticos. Estes aparelhos podem ser portáteis, com fio, sem fio, fixos e atualmente até em um telefone celular com uso de um aplicativo é possível ler códigos de barras sem dificuldades.
Mas o que importa no código de barras é o seu "link" com um banco de dados. Ou seja, esta codificação alfanumérica do código "amarrado" com um produto, serviço ou dispositivo em uma base de dados em sua empresa ou comércio. Em outras palavras este código esta para o produto ou serviço como o CPF esta para uma pessoa física no mundo real. O CPF identifica o indivíduo como contribuinte e o código, por traz das barras graficamente impressas, está para o produto.
Produtos comercializados em mercados, padarias, etc., possuem a codificação EAN-13 que compõe o código com 12 dígitos que identificam o país, empresa e produto e o 13º dígito é o código verificador. É este último dígito, que deve ser gerado automaticamente através de um algoritmo é quem valida o código.
Agora que já sabemos o que é e como funciona o código de barras podemos falar de sua utilização na indústria de conversão.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mais dicas para alavancar suas vendas

Para vender mais este ano que se inicia você precisa de novas atitudes e nova postura. Por isso separei mais algumas dicas:
  1. Recomendar - os clientes estão cada vez mais exigentes, expertos e atentos, com menos tempo e menos dinheiro para gastar, por isso nem pense em empurrar nada, recomende.
  2. Enfatize os Benefícios - uma excelente dica é falar sobre os benefícios de seus produtos, das vantagens que o cliente terá (advindas dos benefícios claro) com o uso ou compra de seu produto. Não descreva o produto, muitas vezes o cliente já conhece a composição ou mesmo a forma do produto, ele precisa saber sobre os benefícios de usar ele.
  3. A exceção dos clientes difíceis - você um dia vai se deparar com este cliente. O chato, o pedante, o que procura "pelo em ovo", mas lembre-se que estes são exceção. A grande parte dos clientes que encontramos em nossa prospecções e visitas são sempre bem abertos a nos receber e a nos deixa sempre expor nosso produto ou solução. Mas esteja preparado, um dia você cruza com um destes...
  4. Pós-venda a receita do sucesso - ter a ficha cadastral de seus clientes manter atualizada com os dados deles, suas últimas compras, a frequência com que ele adquiriu produtos de sua empresa. Criar uma boa relação com seus clientes fazem com que eles lembrem de você e voltem a comprar.
Estas dicas são bem úteis, mas não custa lembrar que você precisa:
  1. Planejamento 
  2. Conhecimento do produto 
  3. Confiança no produto - sim, você mais do que ninguém deve confiar no produto que você vende ou representa.
  4. E a dica de ouro, não pode pressionar seu cliente, lembre-se ninguém gosta de ficar contra a parede para ao tomar uma decisão.
Quando você esta organizado, vender torna-se mais fácil, simples e rápido. Organizar-se faz com que você antecipe muitas das situações que você poderá a vir enfrentar no seu dia a dia de vendas.
Para saber mais sobre vendas ou treinamento para sua equipe entre em contato. 


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Treinamento e Consultoria

Uma das formas mais práticas e rápidas de se obter resultados é com o treinamento de sua equipe. Treinar sua equipe de produção e vendas nos recursos possíveis obtidos pela flexografia é fundamental para obtenção do sucesso, mas não é só isso.
Uma consultoria e um estudo de viabilidade antes de iniciar um negócio de produção ou fabricação de etiquetas e rótulos por exemplo é a maneira correta de começar a investir o seu dinheiro em uma nova empresa.
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de flexografia e pelo menos 20 anos como consultor e agente de treinamento de impressores, operadores e equipes de vendas para o segmento de impressão flexográfica tenho as ferramentas corretas, didática e competência para compor e montar sua equipe motivando e adicionando recursos técnicos, orientação e conceitos antes ignorados ou desconhecidos pela equipe produtiva ou de campo e prospecção de novos negócios.
Meus treinamentos e consultorias sempre acompanham ricas apostilas ilustradas com informações úteis, técnicas, dicas e soluções para reforçar o aprendizado. Além disso todo os treinamentos sempre possuem o apoio de aplicativos (softwares) especialmente desenvolvidos para os cálculos mais importantes do segmento que podem ser utilizados por todos os participantes. São ferramentas que permitem os cálculos de matéria prima, quantidade, cortes otimizados, geração de orçamentos e cálculos específicos como escolha de anilox, porta clichês, medidas etc. Tudo isso e muito mais.
As imagens que selecionei e o vídeo permitem uma visão dos aplicativos, apostilas e muito mais.
Atuo diretamente nas áreas de produção e comercial, departamento de arte e prospecção de clientes.
Empresas em todo o Brasil já contrataram os meus serviços de consultoria e treinamento, estudos de viabilidade e adquiriram aplicativos específicos para suas necessidades de impressão, controles, ajustes e cálculos.
Não perca mais dinheiro, treine seus operadores, realize um estudo e consultoria sobre o seu negócio e possibilidades que a flexografia permite a você.
Valorize seu negócio e equipe, treine agora, o investimento é menor do que imagina para o retorno e liquidez que você obtém com ele.
Você pode contratar pelo Mercado Livre 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742348895-treinamento-flexo-banda-estreita-_JM

Ou diretamente com Robson Simões pelo email: robsonyuri@labelexperess.com.br 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Impressão Térmica emulando Zebra

As impressoras térmicas são sem dúvida uma mão na roda quando precisamos imprimir etiquetas para despacho, logística, identificar produtos através de etiquetas e impressão de mala direta dentre tantas outras aplicações.
Desde um pequeno ingresso ou uma etiqueta de remédio manipulado, as etiquetas estão fortemente atreladas as impressoras térmicas, sejam elas diretas (usando papel térmico) ou através de ribbon (transferência térmica).
Um dos ícones entre os fabricantes de impressoras é a ZEBRA. Equipamento que tornou-se sinônimo de impressão térmica. Por este motivo muitos desenvolvedores de aplicativos utilizam a linguagem da ZEBRA ou a linguagem ZPL e mais recentemente a ZPL2. Esta linguagem que é interpretada pela impressora é muito particular da Zebra. Os comandos (tags por assim dizer) dizem para a impressora o que deve fazer e onde fazer. Não entendeu nada? Eu confesso que a alguns anos isso também seria "Klingon"1 para mim, mas vamos a um pequeno exemplo de programa escrito em ZPL:
Lado esquerdo linguagem ZPL2
lado direito resultado impressão de código barras Code 39
Resumindo a linguagem ZPL poderia hipoteticamente ser comparada como a linguagem XML onde cada tag possui uma função específica que é interpretada pelo hardware da impressora.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A qualidade depende de variáveis!

Em flexografia tudo é variável. Desde o formato da embalagem, rótulo ou etiqueta até a escolha do anilox, substrato e tinta.
Para se obter qualidade em impressão flexográfica precisamos voltar um pouco, antes mesmo da OS (ordem de serviços) chegar a sala de impressão.
A qualidade começa na escolha dos arquivos para geração da arte. Bons arquivos, fontes "limpas" e de boa procedência, imagens de boa resolução e convertidas em CMYK e tratamento de imagem adequado prevendo os ganhos de pontos são os primeiros passos a se tomar quando queremos obter resultado ótimos de qualidade na impressão.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Apostila de Flexografia Banda Estreita

Apostila que é um verdadeiro curso sobre flexografia de banda estreita, produção de rótulos e etiquetas adesivas.
Nesta apostila com mais de 50 páginas você encontrará todas as informações sobre flexografia de banda estreita, tipos de equipamentos flexográficos, ajustes, alinhamentos, cálculos de anilox, cálculos de engrenagens dente reto e helicoidal e muito mais.
Também, de forma simples e com linguagem de fácil compreensão você saberá identificar os principais problemas de impressão com as possíveis soluções mais eficientes para corrigir. A apostila é toda ilustrada com imagens, desenhos e fotos que facilitam o entendimento e localização das peças e partes nas mais diversas máquinas e equipamentos disponíveis no mercado.
Sua concepcção permite que seja utilizada para treinamento de equipe de produção, reforço no conhecimento técnico de seus operadores e como guia de orientação e base para produção de trabalhos que exigem técnica, qualidade e bom aproveitamento de todos os recursos de máquina.
Ao adquirir a apostila você recebe o link para download dos aplicativos (softwares) para cálculo e desenvolvimento de trabalhos em flexo que auxiliam você na escolha de anilox, porta clichês, distorção e cálculos de matéria prima além de muitos outros disponíveis somente a você que adquiri a APOSTILA FLEXOGRAFIA ETIQUETAS E RÓTULOS.
Escrita por Robson Yuri Simões, que possui mais de 20 anos de experiência no segmento flexográfico de banda estreita e consultoria neste setor.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
  • apostila impressa em P&B (B&W) em formato A4
  • mais de 50 páginas 
  • acabamento - espiral com capa plástica 
  • produto novo, fabricado sob demanda.
  • atualizações - via website em artigos técnicos publicados no blog
  • download dos aplicativos - via ftp para quem adquire a apostila mediante login e senha.
Compre agora pelo Mercado Livre
 ou diretamente com Robson Simões pelo email: robsonyuri@labelexpress.com.br
Comprando direto você recebe desconto de R$10,00 em cada Apostila.
Imagens ilustrativas de páginas retiradas da apostila.
Página de introdução

Tipos de impressoras para Banda Estreita, Rótulos e etiquetas adesivas

Grupos Impressores Flexo

Descrição dos grupos impressores Flexográficos

domingo, 3 de janeiro de 2016

Qual a melhor tinta do mercado?

Em todas as minhas consultorias e treinamentos que ministrei até hoje esta é sem dúvida a pergunta que mais preocupa o impressor e até a equipe de compras das empresas gráficas.
Qual é a melhor tinta do mercado?
Isto porque muitos acham que a culpa do impresso estar "feio", sem qualidade ou fora de tom fosse somente culpa da tinta.
Voltando ao foco da pergunta, não existe uma resposta única ou uma tinta em específico que seja a melhor ou que "salve" o impresso ou a má qualidade de uma imagem ou clichê.
Existem sim, tintas que atendem as exigências de qualidade, resistência, brilho, densidade e toxidade que o seu cliente espera para o produto impresso.
Por isso, uma tinta que para um determinado trabalho de impressão em papel branco tipo off-set (ou branco fosco como é conhecido em banda estreita), a base de água com poucos sólidos e moagem de pigmentos mediana, por assim dizer, atendem bem a impressão de etiquetas de precificação por exemplo, mas não é ideal para impressão de cromias de alta qualidade em papel couchê.
Uma tinta que imprimi bem couchê, com qualidade e brilho em geral não são indicadas para impressão de polietileno ou bopp. Já tintas para BOPP ou Polietileno, especialmente formuladas para esta finalidade podem imprimir muito bem em Couchê e até branco fosco sem problemas.
O fabricante "X" possui excelentes tintas com resultados ótimos para papéis térmicos, mas não conseguem desenvolver uma tinta com características iguais para BOPP ou poliolefínicos em geral. Já, o fabricante "Y" possui tintas por cura UV excelentes, mas não fabricam tintas a base de água ou solvente.
Viram? São muitas variáveis a serem avaliadas por isso não podemos nunca afirmar que uma tinta seja a melhor do mercado. Como disse no início desta matéria, a melhor tinta é aquela que atende os requisitos de qualidade, resistência, brilho, fixação, densidade da cor e toxidade que o cliente espera.
Você pode sempre consultar seu fornecedor de tintas e ele sim poderá dar melhores informações e características tanto físicas quanto químicas de seu produto. Desta forma você poderá optar por um ou outro fabricante baseado nestas características.
Para saber mais sobre tintas, substratos, treinamentos e consultoria entre em contato comigo.

Calculador de rolinhos Versão Android

Este aplicativo calcula a quantidade de etiquetas adesivas, etiquetas térmicas e de balança, baseado na metragem do rolinho. O programa é bem simples, você indica o comprimento em metros de cada rolinho, a largura da etiqueta e sua altura em milímetro e a quantidade de rolinhos que pretende comprar, fabricar ou possui. Com isso o programa converte para você a etiquetas por rolo, metros quadrados de material por rolo, total de metros lineares, total de metros quadrados e quantidade total de etiquetas. Este programa é indicado para indústrias de etiquetas, rótulos e adesivos.

Tela capturada do aplicativo rodando em celular com android
Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no google play.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.calcularolinhos

Conheça também a versão para PC.


Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...