terça-feira, 1 de novembro de 2016

Um segundo vale ouro!

O tempo é realmente um agente implacável ao qual não podemos lutar, somente acompanhar. Temos no entanto que nos adequar a ele e aproveitar ao máximo cada segundo que temos para executar todas as nossas tarefas e principalmente viver e sermos felizes.
Um segundo pode não parecer nada, um segundo para uma vida média de um brasileiro que é de 70 anos representa 1/2207520000 ( um sobre dois bilhões duzentos e sete milhões e quinhentos e vinte mil segundos.... ufa... quase nem consegui escrever).
Realmente vendo por este cálculo não é nada, insignificante. Mas, digamos que estejamos em um carro a uma velocidade de 80km/h e desviamos a atenção da estrada para ver nosso celular, por apenas 1 (um) segundo, o que aconteceria?
Os matemáticos e curiosos de plantão já tem a resposta, em apenas um segundo percorreríamos um total de 22,23 metros, sem nos dar conta do que aconteceu do lado de fora do veículo ou do que estava na paisagem ao redor da estrada.
Você deve estar curioso por eu falar em tempo e começar a matéria com estas metáforas e cálculos de tempo e espaço, não esta?
Esta introdução foi só para alertar você de quanto tempo nós perdemos no nosso dia a dia no trabalho, mas na vida e no lazer todos os dias.
Na produção por exemplo, em apenas um segundo uma máquina rodando 100 m/min vai deixar passar 1,7 metros de material. Se quisermos ser mais precisos no que isso corresponde vamos supor que a etiqueta tenha 100mm comprimento, teremos 17 etiquetas que passaram sob nossos olhos sem nos darmos conta de um defeito ou da perfeição que ela possa ter.
Em um viscosímetro, segundos são importantes para definir quando a tinta esta correta para ir para máquina. Um segundo a mais no tempo de escoamento diz que a tinta esta grossa, e assim consome mais tinta e o custo aumenta. Um segundo a menos quer dizer que a tinta pode estar carregada de solvente, e ai o tom fica fraco, e o trabalho se perde. Segundos são importantes.
Em um processo onde temos ciclos, como é o caso de máquinas de batida ou hot-stamping off-line ou ainda corte fora, segundos a mais nos ciclos podem representar o sucesso de uma produção ou o fracasso no prazo de entregas pois os tempos não serão cumpridos. Com eu disse, segundos são importantes.
Reduzir tempos nos ajustes ou setups fazem com que ganhemos estes segundos e assim nos tornamos mais eficientes e produtivos. Segundos diminuídos a cada hora, a cada dia, possibilitam que nossa produção esteja no prazo e sejam entregues no momento esperado pelo cliente.
Mais tempo produtivo e útil nos permite passar mais tempo em casa, com a nossa família, tempo este que nos será cobrado no futuro pelos nossos filhos, esposas e amigos que iram nos questionar talvez  com estas palavras: "Tanto tempo você passou fora, na empresa, nem enricou nem deu atenção a família e amigos, para que?"
Quem nunca se questionou ou foi questionado desta forma, espere, seu dia chegará!
Então a solução é aproveitar ao máximo todo o tempo que temos, cada segundo, reduzindo tempos mortos, sendo proativos, administrando melhor este cruel e implacável senhor que é o tempo.
Não podemos voltar no tempo, nem retrocedendo o relógio ou voltando a data no computador, isso até nos dá a ilusão de estar no passado, mas o presente é real e o futuro depende do que fazemos ou melhor de como fazemos com o nosso presente.
Planejar, adequar processos, cercar-se de pessoas certas, treinadas e conscientes de que o tempo é implacável e temos que trabalhar com ele administrado corretamente para estarmos no presente (nem adiantados nem atrasados) é fundamental.
Para não perder mais tempo e saber como adequar o processo e as pessoas reduzindo os minutos em excesso gastos para tarefas não produtivas entre em contato comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...