quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Setup de máquina

Quando realizamos uma trabalho em flexografia ou qualquer processo, seja gráfico, na indústria alimentícia ou qualquer outra indústria,existe uma etapa preliminar ao início da produção que chamamos de setup.
O setup é a fase na qual preparamos a ou as máquinas ou dispositivos, separamos os insumos e realizamos os ajustes necessários para que possamos ir do início ao fim de um trabalho sem paradas e de forma perfeita, com qualidade, produzindo o que o cliente deseja sem desperdícios e com o mínimo de esforço, seja humano ou do equipamento envolvido.
O setup é realizado utilizando-se um fluxograma baseado em procedimentos, já falamos sobre fluxograma aqui no blog, lembram? Através desta "receita" que é o fluxograma começamos a realizar tarefas e reunir insumos, produtos e ferramentas próximas o nosso local de trabalho ou máquina. Então seguimos uma ordem de proporção e cronológica para obter os ajustes para realização da tarefa.
Em um restaurante por exemplo, o pedido "Feijão Cozido" requer um setup e uma preparação. No setup do nosso restaurante para "Feijão Cozido" temos a receita que é um procedimento que indica os ingredientes do "Feijão Cozido", suas quantidades, ordem de colocação na panela, ferramentas utilizadas e tempo médio aproximado para o cozimento do feijão.
Hipoteticamente falando um receita de nosso feijão seria a soma de todos os ingredientes + as panelas e utensílios para mexer o feijão + fogão + fogo + água + tempo de cozimento, pronto o prato "Feijão Cozido" seria isso, hipoteticamente lembram?.
Em uma produção flexográfica a receita do produto é substituída pela OS (ordem de serviço) ou OF (ordem de fabricação) que informa a quem se destina o trabalho, sua quantidade e os insumos incluídos (ingredientes). Também na OS normalmente indicamos a máquina com a qual temos que produzi e as ferramentas principais envolvidas como cilindros porta clichês, facas, engrenagens, dupla face, etc...
O setup também é um dos grandes vilões no custo da produção. Quanto mais tempo você demorar no seu setup mais caro o produto final fica (valor aumenta). A máquina, mesmo não produzindo tem um custo, pois o operador esta lá, ao seu lado e este tem um salário. Também a energia elétrica envolvida, pois mesmo não estando rodando a máquina esta energizada e isso consome energia, as tintas estão nos tinteiros e acabam por exigirem mais atenção, solventes e aditivos e assim por diante.
O setup mais demorado também leva a diminuição do tempo médio de produção e a diminuição da velocidade média da máquina, vou explicar:
Imagina que sua máquina em produção faz 50m/mim (cinquenta metros por minuto), então em 1 hora de trabalho poderia rodar 3000 metros lineares ok?
Digamos que você leve um tempo de setup de máquina de 2 horas e teria 1 hora de produção real com a velocidade indicada de 50m/min. Mas com este setup demorado a velocidade média será de 16,7m/min, vejam que caiu 2/3 a velocidade em relação a velocidade real, isto representa uma perda na produtividade de 67%.
Agora imagine que você consiga através de revisão no processo, melhoria no checklist, melhorias nos procedimentos e reescrita dos fluxogramas baixar o setup de sua máquina em 70%, isso representaria não mais 2 horas de ajustes, mas sim 36 minutos. Com esta nova postura sua velocidade de produção ou velocidade média da máquina real seria de 32,25m/min.
Sua eficiência quase que dobrou em relação ao primeiro cenário e seu custo de produção caiu em relação ao processo antigo, com mais tempo de setup. Isso representa mais liquidez em cada produção, sem falar na quantidade de produtos auxiliares que seriam economizados para manutenção do tempo de setup.
Tudo isso é possível, bastando revisões constantes e adequações nos processos, procedimentos e no fluxograma e é claro treinamento de sua equipe onde a orientação e conscientização dos novos procedimentos devem ser bem explicados e por eles depois aplicados.
Viram, somente adequando o setup pode-se ter um aumento significativo nos lucros!
Deseja saber mais sobre o assunto? Gostaria de poder realizar a análise de seus procedimentos, processos, fluxogramas e treinamento de seu pessoal?
Entre em contato: flexonews.br@gmail.com

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MANTENHA O BLOG ATUALIZADO E ATIVO, DÊ SUA COLABORAÇÃO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...