sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O que pode ser feito com flexografia?

No blog, como nos meus canais no Youtube e Facebook sempre comento sobre flexografia, artes gráficas, processos, produtos e dispositivos para impressão dos mais diferentes substratos e produtos.
Recentemente no entanto, um leitor me perguntou: Para que serve a Flexografia?
Sim, muitos leitores não só de meu blog como das redes sociais acabam deparando com os assuntos que são de pouco conhecimento ou pouco divulgados fora do meio a que pertence, como é o caso da flexografia.
Mas respondendo a pergunta de nosso amigo vamos lá:
A Flexografia é antes de mais nada um processo gráfico de impressão que usa clichê (forma de impressão), tinta líquida para criar imagens e textos em materiais flexíveis como papel e plástico e também rígidos ou semirrígidos como corrugado (papelão ondulado) e cartão.
A flexografia é um processo rotativo, mesmo que alimentado por folhas ou chapas como é o caso das caixas de papelão, e usa um clichê ou forma de impressão feita de um material plástico ou borracha (hoje em desuso), como se fosse um carimbo.
A off-set é usada para impressão de revistas, folders, flys, filipetas,livros, papel timbrado, cartões de visita. Rotogravura usada para revistas e embalagens. Serigrafia (silk screen) para adesivos, camisas, tecidos, etc.. e a flexo então?
Há, flexo é como carinhosamente nós do ramo criamos um nick para flexografia (diminutivo).
A flexo é usada para impressão de virtualmente qualquer coisa. Sim, isso mesmo, se você tiver como colocar na máquina a flexo pode imprimir. Plásticos, papéis, tecidos, materiais sintéticos, cartões, borracha, etc... é uma infinidade de possibilidades. Isso tudo só é possível pois a tinta é liquida e pode ser configurada (formulada) para o seu substrato e pela característica flexível do clichê. Claro que há limitações, mas existem máquinas flexográficas para impressão de pisos cerâmicos (azulejos se preferir este nome).
Abaixo vou colocar uma pequena lista do que hoje fazemos em flexo normalmente:
  • adesivos - rótulos, etiquetas, tags adesivos, etiquetas de marcar preço, etiquetas de automação, rótulos de produtos alimentícios, bebidas, cosméticos, farmacêuticos, etc;
  • embalagens flexíveis - em papel ou plástico como sacos, sacolas, bolsas, etc;
  • papéis fantasia - papel de presente, papéis de embrulho, papéis de lojas para embrulhar, etc;
  • etiquetas de segurança - selos de segurança e autenticidade como os selos de cartório, selos postais, etc;
  • caixas de papelão;
  • papéis cartão, cartuchos;
  • cadernos (pautas), produtos especiais;
  • produtos e impressos hospitalares;
  • embalagens de alimentos como biscoitos, feijão, arroz, café, etc.
  • pisos cerâmicos;
  • rótulos sleeve;
  • papéis de parede;
  • banners e cartazes contínuos;
  • e muito mais.
A flexografia não tem limites, basta configurar a máquina e o tipo de tinta e criar os dispositivos certos é possível imprimir qualquer coisa em flexo.
Claro que cada um dos trabalhos descritos requer um equipamento flexo adaptado e desenvolvido para a função. As impressões de rótulos e etiquetas são conhecidas com banda estreita devido a largura da máquina estar entre 160mm até 400mm, bandas médias correspondem entre 400 e 600mm e banda larga entre 600mm até 1600mm. Sim existem máquinas especiais de 1600mm de largura, o mais comum no entanto em banda larga é 1200mm e as vezes 1400mm raro, mas existe. Já em banda estreita o padrão é 250mm mas atualmente esta existindo uma intenção e procura por máquinas entre 350mm e 420mm sendo que até de 500mm estão sendo cotadas.
Para saber mais entre em contato. Treinamento de equipe flexo, avaliação de processos e pessoal, desenvolvimento de sistema e suporte. flexonews.br@gmail.com

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MANTENHA O BLOG ATUALIZADO E ATIVO, DÊ SUA COLABORAÇÃO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...