quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O que é o fluxograma?

O fluxograma é uma "receita" um "guia" de onde, através do estudo de procedimentos, estão definidos as etapas em ordem de execução e cronológica de cada evento para que o produto seja fabricado.
Fluxogramas são uteis pois são visuais e gráficos e oferecerem de forma simples e objetiva os conceitos de cada etapa e evento com sua sequência e opções de tomada de decisão.
Por tomada de decisão temos por exemplo a avaliação de qualidade que pode ser BOA ou RUIM, sendo que a boa, segue-se em frente no processo e no fluxograma, sendo RUIM, oferecemos uma outra opção no fluxograma que pode ser Exclusão do item ruim ou retrabalho, onde poderá haver a finalização do processo do fluxograma ou reinício para ajuste da peça ruim.
Fluxogramas são úteis para organização da empresa e para a padronização dos processos, assim todas as pessoas envolvidas saberão como fazer e as etapas que devem ser executadas.
Para se escrever o fluxograma é primeiro definir os procedimentos. Procedimentos são formas de definição de etapas, produtos e pessoas envolvidas na produção de um produto. Os procedimentos são descritivos e normalmente contém um ou mais fluxogramas para que sejam anexados e melhor definido os procedimentos.
Quando você vai implantar a ISO ou precisa criar a documentação de sua empresa normas, procedimentos e fluxogramas devem ser criados. É desta forma que você começa a controlar o seu processo e obter melhor qualidade e repetitividade de produtos com qualidade. O processo de criar normas e procedimentos também auxilia no controle de produtos e gastos já que cada etapa (através do estudo de procedimentos e na geração do fluxograma) acaba por definir que e quais matérias serão envolvidos, as máquinas e as pessoas, assim pode-se formar preços mais acertadamente também.
Abaixo há um exemplo de fluxograma para o processo de rebobinamento de etiquetas adesivas.
Caso você precise avaliar seus procedimentos, processos e treinar seu pessoal, entre em contato. Desenvolvi muitas ferramentas e expertise para auxiliar você e sua empresa nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...