sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Quanto se perde a cada parada de máquina flexo?

A flexografia é o processo de impressão mais versátil que existe. Imprimindo de bobina em bobina a flexo reproduz traços, cromias, chapados, imagens, retículas, textos e uma combinação disso tudo com qualidade hoje que supera até impressos em off-set e rotogravura.
Guardando as devidas proporções muito se fala na perda em cada parada de máquina, principalmente de matéria prima.
Quanto estamos com uma tiragem de 1 milhão de rótulos ou 500kg de BOPP em banda larga, perder 150 rótulos ou 250g de matéria não se parece interferir na produção, mas quando falamos de tiragens pequenas da ordem de 15000 ou menos rótulos ou 50 kg ou menos de BOPP estes números começam a assustar.
Mas quanto se perde em cada parada de máquina. Este cálculo é bem fácil de fazer.
Em tambor central, seja banda estreita ou banda larga é o comprimento da emenda até o último grupo impressor mais a parte de material que esta nas estufas ou estações de corte, isto quer dizer que em uma troca de material teremos a perda da emenda da bobina nova até a emenda da bobina no tubete. O mesmo ocorre com a modular.
Mas e quando paramos para almoço, ou por outro motivo, quanto se perde já que não temos emenda.
A perda na tambor central é igual ao diâmetro do tambor central * pi (3.14159) + 2 vezes ô diâmetro do porta clichês. Confuso, não vou mostrar:
Digamos que o tambor tenha um metro de diâmetro e o porta clichês 100mm de diâmetro então teremos:

perda = (1000 * 3.15)+ 2 * (100 * 3.15)
perda = (3,150) +  (2*315)
perda = 3,150 + 630
perda = 3,780

A perda será de 3,78 metros por cada parada.
Mas isso sem considerar a carga de tinta e estabilidade das cores impressas. Se sua máquina não tem movimento constante de anilox e você não trabalha com tinta UV ou não tem bomba de circulação de tintas em máquinas de banda larga esta perda pode ser de 3 a 5 vezes maior.
Por isso da importância do uso de movimento constante de anilox e de bombas de circulação de tintas.
Nas modulares o cálculo é parecido só que calculamos da seguinte forma: Pegamos o comprimento do material necessário para ir do primeiro grupo impressor até o último que tenha impressão. Exemplo se tenho impressão nos 4 primeiro grupos, vou considerar até a quarta estação, se tiver até a sexta cor, considero a distância até a 6 cor e assim por diante. Não esquecer de somar a esta distância 2 x o diâmetro do porta clichês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...