segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Em apenas 3 dias você já vê os resultados

Apenas 3 dias e o sucesso acontece!

Já pensou na solução de suas dúvidas e aumento da capacidade de seus colaboradores
em um só programa de treinamento?

Isso é possível! Com apenas um treinamento solucione as dúvidas e aumente a capacidade técnica dos seus operadores e equipe de vendas.

São 16 horas de palestras técnicas e treinamento para suas equipes de produção, impressão, acabamento, vendas e comercial e a grande mágica acontece. Em sua empresa de forma tranquila e com um mínimo de investimento.

Em apenas 3 dias você mostra uma mostra um novo horizonte de soluções e um novo pensar em seus colaboradores. Mais vendas, mais técnica, mais qualidade e menos desperdícios!

Deixe sua equipe de vendas motivada, conhecedora de suas fortalezas e sabendo o que vender e para quem com mais sucesso e maiores lucros.

Transforme seus colaboradores da produção em profissionais de sucesso e sua empresa em campeã de negócios e soluções.

Tudo isso por muito menos do que possa ter imaginado até agora! Abaixo listamos parte da grade de programação do treinamento para sua empresa que acompanha também rica apostila impressa e ilustrada com todas as técnicas:

O QUE ESPERAR DE UMA ETIQUETA ADESIVA

Uma etiqueta adesiva antes de mais nada deve “colar” no produto do cliente. E também ter as informações, imagens, textos que o cliente deseja exibir ao seu consumidor. Deve durar o suficiente para acompanhar a vida do produto, não desprender ao longo do tempo ou uso e ser funcional.
Para se produzir uma etiqueta que atenda todas estas exigências é dever do vendedor, da equipe de arte e produção seguir as orientações que constam na ficha técnica do produto, onde devem estar todas as informações que foram coletadas quando fizemos contato com o cliente para vender nosso produto.
Dados de medida, tipo de substrato, onde é aplicada a etiqueta, qual o loca de aplicação e como é feita a aplicação, qual o stress que a etiqueta vai passar ao longo de sua vida útil, cores, etc., são dados que deve estar muito bem claros na ficha técnica para que o departamento de arte e posteriormente o de produção possa atender as expectativas do cliente no tocante a qualidade e prazo de entrega como as questões técnicas que permitem a longevidade e funcionalidade da etiqueta adesiva.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Melhorando meu curriculum

Existem dois tipos principais de profissionais:
  1. os que procuram emprego;
  2. os que as empresas procuram.
Os que procuram emprego são geralmente aqueles que acabam enviando curriculum de um lado para o outro. E em tempos de crise acabam por encontrar portas fechadas em quase todas as suas tentativas.
Hoje, para este tipo de profissional a coisa fica ainda pior, atualmente não há mais o encontro entre o candidato e o empregador não tem mais o olho no olho, a entrevista ao vivo e a oportunidade de entregar pessoalmente seu curriculum para o pessoal do DP (departamento pessoal, hoje chamado RH - recursos humanos). Tudo é virtual, o contato, a entrevista, o envio do curriculum. Com isso perde-se, na minha opinião, o foco da prática e no real conhecimento do candidato sobre o assunto, máquina ou produto.
O outro profissional é aquele que geralmente esta empregado ou cuidando de alguma atividade paralela a da sua profissão. Ele é procurado por um Headhunter (caçador de talentos em tradução livre). Este profissional é contatado pelo profissional de busca de talentos e um emprego ou oportunidade e oferecida para ele.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Impressão digital, o futuro é agora!

Há alguns anos falar de impressão digital substituindo a impressão convencional, aquela feita por off-set ou flexografia era motivo de gozação. Hoje no entanto, a impressão digital esta em quase todos os níveis das industrias gráficas e ganhando adeptos em outros campos também.Tudo começou na realidade não na forma de impressora mas nos computadores pessoais. Estes sim começaram a revolução digital levando a facilidade e praticidade de armazenamento de informações, praticidade na digitação e recuperação de textos e imagens e confiabilidade no que foi digitado por conta de softwares auxiliares de correção de textos e ortografia.
Com o advento do PC (personal computer), tivemos uma segunda evolução que aposentou por completa as máquinas de escrever, a impressora matricial.
Agora ficou fácil, bastava recuperar um texto, mandar imprimir e dizer quantas cópias deste ou daquele arquivo ou parte dele, isso mesmo podíamos escolher e dizer qual parte de um texto deveria ser impresso, não era o máximo!
Esta geração de impressoras pouco impactou nas artes gráficas, mas tornou os escritórios muito mais eficientes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Vendendo Etiquetas

Em nossa série de dicas sobre vendas falamos de alguns pontos sobre como conquistar e como se perder clientes.
Neste post específico vou falar sobre os dados principais que o vendedor deve ter atenção ao negociar um rótulo ou etiqueta.
As vendas de serviços que são particulares para um determinado produto é uma venda técnica. Precisa-se de conhecimento amplo do vendedor tanto sobre o cliente quanto e principalmente sobre o seu produto. Uma vez que a ligação entre o prospect e o vendedor for estabelecida e este mostrou interesse pela compra é necessário coletar algumas informações, sem as quais não se pode elaborar o orçamento nem tão pouco a ordem de serviços e as etiquetas por assim dizer:
São fundamentais para que se possa efetuar um orçamento para o prospect os seguintes itens:

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Por que perdemos clientes?

Conquistar clientes é o que todos me perguntam, dia após dia.
- Robson, como faço para conquistar mais clientes?
- Qual é a forma de abordagem mais prática para abertura e para o fechamento de uma venda?
E tantas outras perguntas. Mas, tão importante quanto trazer novos cliente é manter os atuais.
De nada vale todos os esforços em prospectar clientes, usar as técnicas da linha que leva da abertura ao fechamento se após a venda não damos a assistência merecida ao cliente. Cliente este que confiou na sua primeira abordagem e no produto oferecido. Cumprir o que prometemos é o primeiro passo, dar o feedback ao cliente e dar ciência de como e quando o produto será entregue é fundamental.
Sobre este assunto existem inúmeras publicações, versões de vendedores e empresas, casos e relatos dos mais diversos. Não entraremos em detalhes técnicos e profundos sobre este ponto, vamos somente aos principais motivos porque se perdem clientes:

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Etiquetas que devem durar!

Quando fabricamos qualquer produto temos em mente que ele terá uma vida útil. Todos os produtos possuem este "tempo" de vida e durante este tempo queremos que os produtos funcionem ou cumpram o que foi determinado na sua concepção. Por exemplo, uma caneta tem sua vida útil estabelecida pela tinta em seu reservatório, quando esta tinta acaba a caneta perde sua funcionalidade para escrita.
Alguns produtos no entanto precisam que suas identificações e indicações de seu uso ou códigos de reposição, número serial e até a marca do fabricante ou do modelo fiquem indelével (não possam ser apagados).
A estes produtos chamamos de BENS DURÁVEIS ou duradouros. Estes produtos são bens tangíveis que só se deterioram ou perdem sua utilidade com o uso persistente ou a longo prazo (período de tempo). Portanto, esta categoria de produtos abrange tanto os bens de consumo duradouros como automóveis, televisores, máquinas de lavar roupa, telefones celulares, etc e também os bens de capital.
Através desta descrição acabamos por descobrir um nicho de mercado promissor e de valor agregado alto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Para vender mais o que devo fazer?

Como falei no meu último post, vender mais é uma necessidade. Mas para vender mais precisamos que o vendedor tenha que aceitar e querer mudanças.
O profissional de vendas deve ter atitude, habilidades e desenvolver um conhecimento muito amplo sobre seu negócio e clientes.
Outro ponto importante é que o profissional de vendas deve manter o FOCO definindo tarefas prioritárias e administrando o seu tempo ao máximo. Muitos profissionais chegam em seus clientes conversando de tudo, sobre família, sobre o futebol, sobre horóscopo e deixam as informações sobre o produto de lado. Em outras palavras, perderam o foco.
Ser criativo também é muito importante para o vendedor. Prospectar novos clientes e desenvolver novos argumentos para apresentar seu produto e as vantagens de um determinado adesivo por exemplo é um exemplo do que é criatividade.
Automaticamente quem tem foco e criatividade acaba adquirindo outro hábito importante para o profissional: a iniciativa. Iniciativa é não ficar parado aguardando as coisas caírem do Céu!
Com Foco, Criatividade, Iniciativa cria-se a disciplina. Ser disciplinado é tudo para vendas. Use o conceito de administração PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Ajustar) e terá sucesso em vendas.
E já que falamos em administração porque não incluir nos seus conhecimentos o 5S, dando ênfase a melhoria contínua, melhore sempre, melhore todos os dias, aprimore suas técnicas, participe de treinamentos e workshop...
Estes pontos que citei acima foram observados por mim nos últimos anos atuando no setor de vendas de equipamentos e produtos para o segmento gráfico. Notei que todo o profissional que desenvolveu estas habilidades obtiveram mais sucesso e fecharam mais negócios do que os "reclamadores" e os que não participavam de treinamentos e cursos motivacionais e focados ao desenvolvimento de habilidades de vendas. E tudo isso ficou mais evidente quando os profissionais observados sorriam mais e reclamavam menos...
Em minhas consultorias e palestras sempre dou grande atenção a estes pontos, tanto para o setores comercial quanto produção e telemarketing e suporte telefônico.
Para contratar ou saber mais sobre treinamento de sua equipe técnica e comercial entre em contato, estas e outras dicas estão no programa que desenvolvi de Injeção de Animo Aumenta Suas Vendas para indústria gráfica e de banda estreita, rótulos e etiquetas adesivas. Meus contatos para Treinamento e Palestras são: flexonews.br@gmail.com ou nurv@nurv.xyz


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quer vender mais?

Não há dúvidas que para esta pergunta a resposta de 10 entre 10 empresas ou profissionais de vendas será SIM!
Mas como vender mais? Como trazer mais pedidos para nossas empresas? Como conquistar mais clientes?
São perguntas que não calam e todos os dias acabam por atormentar os profissionais desta área.
Foi em vendas que encontrei um sentido para tudo que fazemos. Por exemplo, não adianta fabricar uma máquina excelente que produz rótulos de qualidade com velocidade e muito bem rebobinadas se não há comprador para ela ou para as etiquetas que ela produz. E como localizar estes compradores? Esta é a tarefa do vendedor, localizar compradores em potencial e transformá-los em clientes.
Estudando o mercado, atuando diretamente em vendas de equipamentos e de produtos acabados que eu acabei por achar algumas respostas interessantes para as perguntas acima descritas.
Vamos a algumas dicas:

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Vantagens de contratar uma consultoria com Robson Simões

A contratação de consultoria tem por objetivo principal dar velocidade e agilidade aos negócios e processos industriais e é algo já bastante utilizado por grandes empresas. As pequenas e médias empresas estão aos poucos investindo nesta prática e fazendo com que a consultoria faça parte da cultura do modelo de negócios a cada dia. Um dos principais motivos para isso é que estas empresas perceberam que estes profissionais de consultoria podem ajudar a criar várias mudanças importantes e porque não dizer necessárias dentro de suas empresas.
As vantagens e benefícios na contratação de uma consultoria são os mais variados possíveis. Desde a organização, planejamento e execução de forma rápida a empresa ainda recebe do consultor um diagnóstico de onde é preciso melhorar, alterar ou investir.
Todos estes pontos e observações feitas pelo consultor resulta em um crescimento direto dos resultados tanto na produção quanto financeiros da empresa em tempo reduzido se comparado a um "voo cego" e sem orientação.
Confira agora as vantagens de contratação de uma consultoria:

Para que serve uma troqueladora?

Troqueladora é uma máquina gráfica para produção de etiquetas sem impressão. É uma máquina relativamente simples, rotativa, que usa facas de aço gravadas no formato cilíndrico em sua grande parte. Há também, não tão raro e muito comum no mercado de pequenas tiragens troqueladoras que utilizam-se de facas planas, essas similares as de corte e vinco montadas em bases de madeira e com laminas dobradas. Estas troqueladoras planas são normalmente chamadas de máquinas de batida ou só de troqueladoras planas mesmo. As planas são de grande parte importadas mas, há uma fabricante nacional que possui um modelo que atende muitos dos pequenos e até médios fabricantes com tiragens bem atraentes.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Produzir etiquetas e rótulos

Fabricar rótulos e etiquetas, apesar de ser um processo gráfico com muitas variáveis não é tão difícil como parece.
Com uma boa assessoria e um investimento modesto é possível a você produzir (fabricar) rótulos e etiquetas com bastante qualidade e profissionalismo. Eu digo para quem quer investir em um negócio próprio a indústria de etiquetas e rótulos é a de menor investimento se baseado com outras opções de mercado. Claro que uma oficina mecânica de automóveis com pouco mais de R$100.000,00 é possível ter uma oficina bem equipada, mas é necessário bastante paixão, conhecimento e funcionários experientes para que o sucesso desta oficina aconteça, se comparado com uma oficina mecânica a indústria de rótulos e etiquetas a administração e controle como também as técnicas para fabricação são bem mais simples e tranquilas.
Bom, mas em que equipamentos devemos investir?

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Profissionalismo e responsabilidade

Responsabilidade é o que as empresas buscam em um funcionário e profissionalismo é a qualificação técnica do seu conhecimento que deve acompanhar esta busca.
Ao procurar um emprego, o candidato é sabatinado em todos os sentidos em busca das suas qualidades. As responsabilidades e seu profissionalismo são os quesitos que mais estão presentes nas perguntas e na análise feita pelo entrevistador.
O entrevistador, em grande parte das pequenas e médias empresas é geralmente o dono ou sócio com maior "qualificação" na análise da leitura corporal do candidato, de melhor "conhecimento" do assunto ao qual a vaga pretendida esta em pauta e também é o que melhor "fala" sobre os "benefícios" da empresa. Não fiquem alarmados com tantos "aspas" por mim usados é que é assim mesmo que acontece. Muitas vezes um bom candidato é posto para fora de uma vaga pela falta de capacidade do entrevistador de observar os recursos e capacidades do candidato entrevistado.
E é sobre isso que vamos falar, Profissionalismo e Responsabilidade.
Sempre esta questão é falada ou colocada em discussão com enfase no candidato e nunca na contratadora empresa. Muitas empresas exigem muito de um candidato, fazem uma tonelada de perguntas, algumas até sobre o assuntos relacionados ao conhecimento e muito mais sobre o concorrente e nunca sobre o candidato e sobre o foco do trabalho a ser realizado, ou seja a vaga.  Muitos empresários acham, que por serem donos ou proprietários de um determinado negócio, tem a capacidade de entrevistar ou mesmo contratar um colaborador para área de produção por exemplo. Isso não é tão simples, contratar requer conhecimento tanto de linguagem corporal, quanto do assunto ao qual a vaga esta aberta ou no mínimo da estrutura da empresa e hierarquia da empresa, que por vezes é atropeladas pelo próprio dono, uma pena.
Mas quando algo ruim acontece ou quando a ingerência do dono ou de seus subordinados começa a vir a tona, um clima de deselegância profissional acontece. O recém contratado começa se ver de mãos atadas. Os trabalhos, realizações, projetos do contratado patinam, param e não são efetivados por boicote geral. Não há foco dos donos, proprietários ou mesmo subordinados hierárquicos sobre o que deve ser feito. Uma resistência enorme as mudanças e técnicas apresentadas pelo novo funcionário acabam engavetadas ou sem uso. Os novos produtos, serviços e clientes, em outras palavras dos benefícios a médio praza do novo  FOCO da empresa não é percebida em todos que acabam ficando com "caras de paisagem" aos projetos do contratado ou aos seus gráficos e anotações.
E quando menos se espera o tal DONO contratador, que enche-se de orgulho e atropela a língua portuguesa com frases desconexas e sem sentido, com sotaques regionais forçados e com uma concordância incoerente acaba por tentar se livrar da mais nova aquisição, o recém contratado. Contratado este que ele prometeu mundos e fundos, que o fez largar muitas vezes uma posição ou emprego em outra companhia, que fez com ele tivesse investimentos em mudanças, transferências de endereço, telefones e até mesmo documentação especial como registros de seus diplomas em outro Estado. Neste momento o DONO, não é profissional, não é responsável, não avalia o estrago causado e não tem a coragem de ao menos chegar a sua aquisição e dizer: "Poxa, acho que algo não saiu como o previsto e teremos que reavaliar sua contratação, teremos que procurar uma forma de minimizar o impacto para você e para nós deste erro e assim achar uma solução democrática em que os prejuízos sejam mínimos e onde possamos sempre lhe fornecer as melhores recomendações para uma recolocação o mais breve possível". Isso é atitude de um empresário, isso é atitude responsável e profissional. Neste momento, o momento de se livrar de alguém,  o DONO desaparece. Arruma logo uma doença ou uma consulta as 18:01 de uma sexta-feria e não pode ser responsável e profissional  com sua aquisição, sua escolha e suas avaliações.
É fundamental que o funcionário ou candidato seja Responsável e Profissional, mas as empresas contratantes devem agir de mesma forma, afinal é uma via de mão dupla o efeito patrão e empregado. Pensem nisso, respeitem o profissional, respeitam seus esforços e não ajam com os empregados como se eles fossem uma aquisição de matéria prima de segunda mão e com defeitos. Lembrem-se, quem entrevistou, avaliou e disse que o cara era bom foram vocês mesmos....

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...