sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Função da etiqueta

A principal função das etiquetas é a informação. A etiqueta mostra ao consumidor as especificações sobre o produto e sua composição ou apenas sua identificação e categorização ou cadastramento. As etiquetas para vestuário (roupas) tem também outros objetivos que estão além da composição do produto são também um guia de como manter a durabilidade da roupa por mais tempo através dos símbolos contidos nestas etiquetas o consumidor poderá manusear e conservar melhor suas roupas.
As etiquetas podem, de acordo com sua fabricação e utilização serem:
  • impressas - onde um processo gráfico ou digital faz a personalização em uma ou mais cores dos dados do cliente e/ou produto. Neste caso teremos etiquetas com dados fixos, não se alteram no decorrer do processo de impressão, mantendo o formato, dados, imagens, gráficos e símbolos sem alteração em toda a tiragem de produção
  • pré-impressa - é uma etiqueta que recebe personalização pelo processo gráfico como as impressas, fixos e posteriormente recebem dados informados pelo usuário através de escrita manual, impressos por impressoras laser, inkjet ou termotransferências - são exemplos destas etiquetas as etiquetas de automação comercial como as de supermercados em papel térmico que possui a logomarca do estabelecimento impresso pelo processo gráfico e o do produto gerado pelo cliente no ponto de venda através de processo de impressora térmica em uma balança, por exemplo. Também é possível imprimir dados variáveis com ribbon, laser (toner) ou inkjet.
  • sem impressão - etiquetas somente cortadas que não recebem impressão gráfica, somente a impressão de dados variáveis como citado no processo gerado pelo cliente na pré-impressa.
  • Identificação por cores - são etiquetas que recebem impressão de cores sobre o substrato (papel por exemplo) e posteriormente são cortadas nos formatos do cliente. É comum empresas de logísticas utilizarem etiquetas redondas nos formatos de 40mm de diâmetro impressa a cores como vermelho, verde ou amarelo que são utilizadas para identificar produtos ou embarques de prioridades, urgências e padrão por exemplo.

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...