segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ser eficiente é melhor que aumentar as vendas

 Em tempos difíceis, ser eficiente é melhor que aumentar as vendas.
Quando as coisas estão difíceis ou em crise como costumeiramente falamos, nem sempre aumentar as vendas é uma estratégia para se ganhar mais.
Aumentar as vendas é excelente seja em crise ou com a economia tranquila ou em crescimento, mas há um outro fator muito mais importante, independente do cenários politico financeiro em que a gente se encontra.
EFICIÊNCIA é a primeira grande solução para qualquer tipo de cenário.
Mas o que é eficiência?
Segundo grande parte dos dicionários, eficiência é uma virtude ou característica de alguém ou algo em ser competente, produtivo, de conseguir melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou desperdícios.
Em outras palavras é produzir mais com menos em menos tempo, com qualidade claro :)
Mas como nos tornamos mais eficientes?
O primeiro passo sem dúvida é com conhecimento. Sem conhecimento, sem informação ou sem orientação técnica tornar-se eficiente requer muitas tentativas e erros, o implicando em um sobre custos grande. Por isso devemos nos capacitar, treinar e contratar gente que saiba o que faz e quando fazer – o consultor, por exemplo. Mas, muitas empresas, arredias a este conceito de um profissional de consultoria dizem: “Não se mexe em time que esta ganhando!”, mas esta mesmo ganhando?
Ser eficiente é evitar desperdícios também. Em tempos difíceis, economizar alguns metros quadrados ou quilos de matéria-prima em setup de máquina pode representar algumas centenas de reais no fim do mês. Reciclar solvente e tintas através de empresas de coleta especializadas pode, além de ser ecologicamente correto e menos poluente, render bons trocados a médio prazo. Otimizar montagens e a maior largura possível de máquina produz mais em menos tempo e também economiza energia, e tanto outros exemplos que são assuntos para um livro de centenas de páginas de como se tornar eficiente com atitudes simples.

Então fica a dica, independente das vendas a eficiência é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Seja eficiente, adquira conhecimento, pratique o que aprendeu, inove, crie, adapte, faça as adequações necessárias para seu modelo de negócio e supere qualquer crise.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Por que nossas etiquetas e rótulos são tão caros?

Esta pergunta sempre me é feita pelos clientes, empresários e impressores. Vamos tentar responder.
Bom, são vários fatores que interferem no preço de venda de qualquer produto. O custo de seus insumos, o custo da energia despendida para fabricação, sua eficiência, o desperdício na cadeia produtiva, a logística, etc...
Os mais impactantes no entanto são:

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Por que as empresas acham que a velocidade é a forma mais produtiva?

A velocidade de impressão, ou velocidade que a máquina "roda" um trabalho é o motivo de maior discussão nas empresas. Em uma empresa que trabalhei foi motivo até  de demissão, mas por quê?
Alguns proprietários de empresas ou gerentes, em sua maioria autoritários e desconhecedores dos processos envolvidos na flexografia acabam tomando como base a velocidade mecânica total da máquina, aquele velocidade que o fabricante fala ou imprime no folder de apresentação da máquina sem se dar conta que aquela velocidade é o indicador de uma máquina vazia, sem porta clichês, tinteiros, tinta, pressão entre os rolos, sem a faca e sem o papel.

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...