terça-feira, 31 de março de 2015

Como me preparo para receber minha máquina nova?

 Quando eu sou contratado por uma empresa para acompanhar a instalação de uma máquina ou quando o fabricante de máquina pede meus serviços técnicos para instalação e treinamento para entrega técnica de algum equipamento me deparo com uma situação inusitada.
Os clientes acabam não tendo nada em "casa" (suas empresas) para a data de entrega ou instalação do equipamento.
Eu, particularmente tenho uma lista elaborada de acordo com o equipamento, marca e modelo que o cliente adquiriu e envio com pelo menos 45 dias da data de entrega prevista do equipamento, isso para que dê tempo do cliente adquirir tudo para a data, e assim ser produtivo, eficiente e para que tudo ocorra na mais perfeita ordem.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Qual é a melhor máquina Flexo para etiquetas?

Que difíceis são as perguntas de meus amigos, clientes e leitores.
Qual é a melhor máquina flexográfica para etiquetas?
Isso depende de inúmeros fatores, vamos por partes.
Há máquinas pequenas nas dimensões, com excelentes recursos e que no final possuem até um valor de investimento baixo (se comparado a similares de mesma categoria) mas que estão fora de atender o mercado que desejamos atuar, e outras que realmente não possuem tecnologia e recursos para fazer o que propomos aos nossos clientes.
Então qual é o critério?
Independente da marca e/ou fabricante a escolha da máquina tem que ter como base pelo menos a respostas para as seguintes perguntas:

sexta-feira, 27 de março de 2015

Impressão de etiquetas

A fabricação de rótulos e etiquetas possuem vários caminhos. Podemos usar uma impressora de mesa inkjet ou laser e comprar folhas de etiquetas nas lojinhas e papelaria e ai imprimir via software uma etiqueta de endereçamento ou de uma compota de doce. Podemos utilizar uma impressora off-set plana e comprar folhas de adesivos e assim imprimir as etiquetas ou rótulos e posteriormente cortar com uma guilhotina ou corte e vinco no caso de faca com cantos arredondados ou cortes especiais, ou pode ainda utilizar uma flexográfica ou letterpress e assim imprimir suas etiquetas em modo contínuo e em bobinas (rolos).
Não importa como vai personalizar (imprimir) suas etiquetas o fato é que podemos fabrica-las de muitas maneiras, umas mais práticas e com qualidade do que outras, outras com mais facilidade de aplicações industriais e com volume e velocidade considerável.

domingo, 22 de março de 2015

Ferramentas para manutenção de impressoras Flexo

Muitos impressores me perguntam sobre que ferramentas ter na sala de impressão. O basicamente é ter uma boa tesoura, um estilete, um jogo de chaves allen nas medidas mais usuais de seu equipamento, uma aparelho de durex e ma boa régua de aço  e trena.
Mas, e para manutenção preventiva e corretiva o que temos que ter?
Nas oficinas de manutenção de sua empresa ter o básico e algo mais é fundamental. Mas lembre-se que manutenção mesmo preventiva requer equipe treinada e experiente no assunto, que tenha os conhecimentos de mecânica e elétrica para poder fazer as intervenções necessárias.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Tecnologia - Sequência de impressão Flexográfica

A impressão, seja ela feita por flexo, off-set, rotogravura ou serigrafia segue uma sequência pré definida.
Esta sequência de cores a ser impressa é que garante a qualidade da reprodução e as nuances de cores perfeitas.
Em off-set, por exemplo, usamos a tradicional sequência Cyan (C), Magenta (M), Amarelo (Y - de Yellow em Inglês) e Preto (K - de Black do Inglês). Desta sequência surgiu a nomenclatura tão famosa CMYK.
Em flexo a coisa muda um pouco de figura. Por uma questão de transparência de cor e tipo de tinta, concepção de máquina (em torre ou satélite) e pelo próprio processo a sequência CMYK sofreu uma pequena variação.

terça-feira, 17 de março de 2015

Características da impressão digital

Todos já devem imaginar a paixão ou "queda" que expresso ao falar de impressão digital.
Sim, a impressão digital é o futuro, sendo otimista pois, em muitas empresas a substituição de parte do parque gráfico por impressoras digitais, sejam laser ou jato de tinta e presente e para outras aconteceu a alguns anos.
A impressão digital vai sim substituir muitos modelos e produtos que hoje conhecemos como impressos gráficos. Alguém se lembra da Tipografia? Sinto dizer que ela acabou e ninguém acreditava que isso iria acontecer.
Mas calma, não será da mesma forma, do dia para noite. Ocorrerá rápido pelas próprias necessidades e pela velocidade que a tecnologia avança, mas ainda temos alguns anos, assim espero...
No entanto é assunto para outro post, agora vamos falar sobre as características das impressões digitais e assim, entender melhor os seus avanços e porque em breve teremos muito mais impressos realizados por estes modelos de negócio.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Usando o ZebraDesigner para criar um QRCode



Este vídeo traz de forma simples e prática como usar a ferramenta para layout e geração de etiquetas ZebraDesigner. Em apenas 5 minutos, você vai aprender a criar uma etiqueta do Zero, com o Wizard do programa, aprenderá também como adicionar um QRCode, texto fixo e numeração sequencial e como visualizar usando o print preview do aplicativo.


domingo, 15 de março de 2015

Dólar alto vale a pena importar?

Quando resolvi escrever esta matéria cada dólar Americano estava valendo R$3,2485. Com esta cotação vale a pena mesmo pensar em um equipamento importado?
Bom, ai esta uma questão polemica que muitos irão concordar comigo e muitos mais diriam o contrário.
Vamos primeiro analisar o seguinte cenário:
  1. os equipamentos impressores de flexografia, por exemplo, conseguem atender a demanda e requisitos de qualidade, produtividade e mínimos desperdícios a que se tem que cumprir hoje para atender nossos clientes?
  2. os equipamentos nacionais podem ser entregues no prazo, possuem as garantias de que serão capazes de produzir o que propõem em contrato na hora de sua compra?
  3. As tecnologias envolvidas nos equipamentos nacionais estão de acordo com as normas internacionais de economia de energia, segurança para o operador e mínima emissão de poluentes sejam eles da ordem sonora, gazes ou resíduos?
  4. o preço do equipamento nacional é pelo menos 40% mais em conta (barato) que o importado?

quarta-feira, 11 de março de 2015

O que é importante na flexografia?


Uma pergunta que muitos convertedores me fazem em minhas consultorias tem a ver com o que é importante na flexografia?
Esta pergunta é bem mais ampla do que parece.
Importante onde afinal?
Na sala de impressão, na pré-impressão, no rebobinamento, para a máquina, para o impressor, a mão de obra...
Bom, em um entendimento simples a dúvida é o que importa para o fluxo de produção flexo ocorrer perfeitamente e ao final de um dia de trabalho obter uma embalagem, rótulo ou caixa corrugada com perfeição e de qualidade.

domingo, 8 de março de 2015

Uma máquina para múltiplos substratos

O segmento gráfico convencional sofre a cada dia com a perda de negócios, tiragens cada vez mais curtas e substituição de impressos tradicionais por impressão digital. Compra novos equipamentos para atender as demandas e exigência de mercado fica cada vez mais difícil por conta de políticas monetárias, aumentos descontrolados das taxas de cambio e um dos mais comuns a falta de espaço físico em nossas plantas.

terça-feira, 3 de março de 2015

Email Clonado INFORMATIVO

Olá a todos os leitores do Blog Flexografiatotal. Recentemente tive um de meus e-mails particulares, hospedados pela google, em especial Gmail clonado. Um dito cidadão (para não usar outro adjetivo) clonou minha senha e obteve acesso aos meus e-mails da conta robsonyuri@gmail.com. Com isso, ele da mesma forma aproveitou-se deste fato e abriu contas no Mercado Livre, Facebook e tantos outros usando uma composição de nomes somados a Robson Yuri.
Informo no entanto que não tenho estas contas no Mercado Livre, Facebook, Twitter vinculadas a este email pessoal citado acima. Qualquer ato de compra, contato, venda, comentários partindo deste email com estes sites NÃO FORAM POR MIM GERADOS, pois meu nome completo o tal usurpador não conseguiu clonar.
Por isso, peço a gentileza de todos que receberem qualquer comunicado de meu email pessoal robsonyuri@gmail.com que confiram a minha assinatura no final do email e a foto que vou vincular a partir de hoje junto a ele para comprovar a autenticidade.
Na assinatura de meu email constará também meu telefone para contato e assinatura digital que comprovará a origem do mesmo.
Peço desculpas por este problema e a compreensão de que fatos como estes acontecem. Aproveitando a oportunidade convido a todos a trocarem suas senhas de seus e-mails periodicamente e visitar suas páginas das redes sociais para ver se não estão sendo alvo de golpistas como estes.

Atenciosamente

Robson Yuri.

domingo, 1 de março de 2015

Usando o ZebraDesigner



Um vídeo que orienta você a instalar, configurar e usar o ZebraDesigner para formatar suas etiquetas impressas em Zebra. Através deste vídeo de aproximadamente 18 minutos, você saberá como baixar e instalar a versão Free do ZebraDesigner, configurar o layout da página, o formato da etiquetas (tamanho) e também a colocar os elementos da impressão como textos fixos, variáveis, códigos de barras e imagens simples.

Assista o vídeo, inscreva-se no canal e dê sua opinião.

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...